O projeto apresenta caráter transdisciplinar, envolvendo diferentes áreas de expertise, como vigilância de infecções sexualmente transmissíveis e saúde pública. São conduzidos 2 eixos de estudo.
O primeiro é a avaliação da prevalência de HTLV, HIV, sífilis e hepatites virais em parturientes do Brasil, o estudo soroepidemiológico transversal multicêntrico com coorte aninhada retrospectiva, inclui maternidades conveniadas de todo o território nacional. São incluídas no estudo gestantes internadas para o parto ou parturientes, com avaliação de informações do pré-natal, dados socioeconômicos, comportamento e práticas sexuais, além de testagem para HTLV, HIV, sífilis, hepatites virais. A amostra do estudo é aproximada de 32.000 mulheres.
O segundo é a avaliação dos conhecimentos, atitudes e práticas da população geral relacionados às IST, o estudo transversal de base populacional é realizado no estado do Rio Grande do Sul, estado com maior prevalência de HIV e sífilis do país. São incluídos no estudo indivíduos maiores de 18 anos de ambos os sexos, que respondem um questionário estruturado e realizam testagem de HIV, sífilis e hepatites virais. A amostra é realizada a partir dos estratos censitários e estimada em 7.400 participantes.