Programa de Cuidados Paliativos no SUS – Atenção Primária à Saúde
Hospital Israelita Albert Einstein

Programa de Cuidados Paliativos no SUS – Atenção Primária à Saúde
Cuidados Paliativos na APS
2018-2020

Hospital Israelita Albert Einstein
Resumo
A implantação deste programa deve promover a autonomia de pacientes, melhorar a qualidade e a satisfação com os cuidados recebidos além de promover uma alocação mais adequada do uso de recursos de saúde, reduzindo seus custos e acrescentando valor ao sistema como um todo.

Introdução
Os Cuidados Paliativos foram conceituados pela OMS como uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida dos doentes que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável com prognóstico limitado, e/ou doença grave (que ameaça a vida), bem como de suas famílias, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, com recurso à identificação precoce, avaliação adequada e tratamento rigoroso dos problemas não só físicos, como a dor, mas também dos psicossociais e espirituais.

Acreditamos que com esse projeto podemos garantir melhor qualidade de vida aos pacientes inseridos no programa com a introdução precoce dos cuidados paliativos associados à terapêutica curativa, bem como diminuir custos de tratamentos desproporcionais não benéficos frente ao estágio de doença em que os pacientes se encontram e às chances de recuperação de qualidade de vida, dentro do contexto da APS.

Métodos
A capacitação dos profissionais da APS acerca do tema será fundamental. A definição da região de saúde a ser trabalhada em cada estado brasileiro será feita por cada SES em parceria com a CONASS e o processo de capacitação será feito de modo escalonado. O treinamento deverá ter caráter obrigatório para todos os profissionais de saúde da região de saúde elencada. A imersão no tema CP proposta será feita por meio de 10 módulos ao longo de 1 ano, cada um composto de atividades didáticas presenciais e ensino à distância. 
Com a definição de critérios de seleção em conjunto pela CONASS, SES e SBIBAE, serão escolhidos profissionais das SES para realizarem a pós graduação lato sensu em CP do Einstein com duração de 1 ano aos finais de semana em São Paulo.

Resultados
Espera-se cpacitar profissionais de saúde (médicos e multiprofissionais) para melhor prática em cuidados paliativos primários e sensibilizá-los para a introdução precoce dos cuidados paliativos integrados às terapêuticas curativas.

Liderança
Dra. Ana Paula Metran Nascente - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

Equipe
Juliana Santos Batista

Colaboração
Amanda Alves Vidal – Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
Fernanda Pahim Santos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
Renato Tanjoni - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
 


Área Técnica
Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS)
Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

INDICADORES

CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando