Implantação de Melhorias dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro
Hospital Moinhos de Vento

Implantação de Melhorias dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro
Consultoria HFRJ
2018-2020

Implantação de Melhorias dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro
Resumo

Diagnosticar a situação das instituições mencionadas acima visando estabelecer as necessidades de melhorias, mediante a aplicação de metodologia própria AHMV, alinhada às necessidades de cada Instituição e diretrizes do Ministério da Saúde; Implementar Ações de Resultado Imediato (A-R-I) para melhorias cujo resultado possa ser obtido de forma rápida e de fácil implantação, caso sejam identificadas.
Esse Projeto catalisará diretamente melhorias em Gestão Assistencial e de Infraestrutura Predial, visando estabilidade, alavancagem, recuperação institucional, econômico-financeira e/ou operacional. Espera-se como decorrência das ações do projeto melhorar a assistência e segurança do paciente, aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais.
Proporcionar melhor qualidade e segurança no atendimento, maior satisfação dos pacientes, colaboradores e corpo clínico destes Hospitais selecionados pelo Comitê Consultivo, devido as melhorias de gestão assistencial e de infraestrutura predial.
Para a execução será designada uma equipe da AHMV com a expertise necessária para a execução através de métodos próprios embasado nas literaturas específicas conforme as necessidades por meio da aplicação de Etapas e Módulos específicos, que objetivam estruturar a operacionalização de todo o processo ao longo do desenvolvimento a ser realizado com cada Instituição e Ministério da Saúde.

 Haverão três etapas de execução compreendidas por:

  • Etapa Inicial que compreende a definição do comitê consultivo, seleção dos hospitais, alinhamento de escopo, plano de consultoria e aprovação;
  • Etapa Operacional que consiste na execução dos diagnósticos, planejamento e apoio à implantação;
  • Etapa Final a qual é efetuada a entrega dos relatórios de consultoria e projetos complementares de engenharia.

Espera-se contribuir com mudança na cultura dos hospitais, que empoderados poderão dar seguimento na implantação de melhorias contínuas identificadas já no diagnóstico inicial e/ou ainda em novos diagnósticos.



Introdução
O Projeto de Apoio e Implantação de Melhorias aos Hospitais Federais do Rio de Janeiro é uma demanda do Governo Federal através do Ministério da Saúde em parceria com as Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). A cidade do Rio de Janeiro concentra 6 dos 7 hospitais sob administração direta do Governo Federal: Hospital do Andaraí – HFA, Hospital Geral de Bonsucesso (HFB), Hospital de Ipanema (HFI), Hospital de Jacarepaguá – Hospital Cardoso Fontes (HFCF), Hospital da Lagoa (HFL), Hospital dos Servidores do Estado (HGS). Apesar da semelhante origem, ligada aos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), as instituições têm percursos distintos.
O Governo Federal solicitou apoio aos Hospitais participantes do PROADI-SUS para apresentaram emergencialmente ao Ministério da Saúde propostas de trabalho para qualificação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, contemplando diagnóstico, planejamento, implementação e monitoramento de ações de melhoria em diversas áreas, que estão sustentadas por esse projeto, assim como outras a serem incluídas findo o referido processo diagnóstico.
O Projeto de Apoio e Implantação de Melhorias aos Hospitais Federais do Rio de Janeiro se constitui de diversas ações colaborativas entre os Hospitais do PROADI-SUS a serem aplicadas nas instituições participantes conforme alinhamento com o Ministério da Saúde, mediante ciclos considerados dentro do triênio,

Métodos


Resultados


Liderança
Chander Turcatti - Linkedin

Equipe

Bárbara Kreling Nunes Wetzel – Linkedin



Colaboração


Área Técnica


INDICADORES

CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando