Regula Mais Brasil Colaborativo
Hospital Moinhos de Vento

Regula Mais Brasil Colaborativo
Regula Mais Brasil
2018-2020

Regula Mais Brasil Colaborativo
Resumo

O Regula Mais Brasil Colaborativo utiliza a telessaúde para apoiar os médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) no cuidado aos pacientes, orientar a regulação das filas de encaminhamentos ambulatoriais para especialidades médicas e, mais recentemente, realizando teleconsultas na localidade de Recife. O objetivo do projeto é aperfeiçoar os serviços da APS, oferecendo apoio no manejo de casos sensíveis à APS e diminuindo o tempo de espera para consultas médicas especializadas. 

O processo de regulação dos encaminhamentos com base em protocolos disponibilizados pelo Ministério da Saúde permite classificar e priorizar os casos mais graves, transformando as filas em uma lista de acesso qualificada. Além disso, o canal do núcleo de telessaúde (0800 644 6543 – opção 2) está disponível para discussão, diretamente com os médicos teleconsultores do projeto, tanto dos casos de regulação, quanto para o manejo de condições clínicas. 



Introdução

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada para o sistema de saúde, onde uma equipe de médicos, enfermeiros e outros profissionais cuidam dos problemas de saúde mais frequentes, visando o bem-estar e não somente o tratamento de doenças. Esse processo de cuidado viabiliza o acesso a outros pontos da rede de saúde, como exames, especialistas ou hospitais. 

Os serviços de APS aumentaram em todo o país nos últimos anos, porém a resolutividade não evoluiu na mesma proporção. Nesse contexto, foi criado o Regula Mais Brasil, baseado na experiência exitosa do Telessaúde do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS-UFRGS), com o RegulaSUS. A iniciativa diminuiu o número de solicitações em lista de espera a partir da implantação dos protocolos de encaminhamento somada à discussão de casos por teleconsultorias, o que reduziu a incidência de novos pedidos de consultas especializadas.

O projeto atua em Porto Alegre, Belo Horizonte, Distrito Federal e no estado do Amazonas. O Colaborativo começou a operação no município de Recife em maio de 2020 e planeja expandir a atuação para as demais localidades.

A equipe do hospital Moinhos de Vento é responsável pelas seguintes especialidades no Recife:

- Cardiologia

- Neurologia



Métodos

Atualmente, o Projeto atua na regulação das listas de encaminhamentos para as especialidades de Neurologia e Cardiologia, priorizando, neste momento de Pandemia, o agendamento de teleconsultas. Além disso, os médicos teleconsultores podem ser contatados pelo canal 0800 644 6543 (opção 2) para a discussão de casos. Após a teleconsulta ou teleconsultoria, o encaminhamento para consulta especializada presencial pode ser cancelado ou autorizado e a sua prioridade estará de acordo com a gravidade de cada caso. Os casos selecionados para consulta presencial serão autorizados para agendamento. 

Serão medidos volume de regulações, taxa de sucesso de teleconsultas, ações de regulação, ações de teleconsulta e teleconsultoria, efeitos das ações de regulação da lista de espera e satisfação do usuário diretamente atendido pelo projeto.



Resultados
A operação na localidade do Recife, que é escopo inicial do projeto colaborativo, foi iniciada na segunda quinzena de maio de 2020 com teleregulações e teleconsultas. Os resultados ainda não estão disponíveis.

Até o momento, 27.272 casos foram regulados, 11.918 casos foram elegíveis para teleconsulta e 564 teleconsultas foram realizadas. As taxas de insucesso no contato com os pacientes e de não aceitação da teleconsulta (79%), assim como as de absenteísmo para teleconsulta (21%) ainda são altas.

Liderança
CAMILA FURTADO DE SOUZA - Hospital Moinhos de Vento  - http://lattes.cnpq.br/1124751257219887

Equipe
ANDERSON ROSA DOS REIS - Hospital Moinhos de Vento

CARLOS EDUARDO ALVES BATISTA - Hospital Moinhos de Vento - http://lattes.cnpq.br/5855584448474410

DEBORA HOFFMANN LORO - Hospital Moinhos de Vento - http://lattes.cnpq.br/6506149789416648

GABRIELA FEHRENBACH - Hospital Moinhos de Vento - http://lattes.cnpq.br/4081152012828127

LÚCIA SCHNOR HAYGERT - Hospital Moinhos de Vento - http://lattes.cnpq.br/2317479662701692

MARCELO DE SOUZA GUAYCURUS - Hospital Moinhos de Vento

Colaboração
Telessaúde RS - UFRGS

Área Técnica
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS

INDICADORES

Você conhece o Regula Mais Brasil?

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Regula Mais Brasil bate a marca de mil teleconsultas
11.09.2020
Regula Mais Brasil bate a marca de mil teleconsultas

Desde abril, o Regula Mais Brasil, do PROADI-SUS, tem atuado com um escopo ampliado em difer...

CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando