Regula Mais Brasil Colaborativo
Hospital Israelita Albert Einstein

Regula Mais Brasil Colaborativo
Regula + Brasil
2018-2020

Regula Mais Brasil Colaborativo
Resumo
O Regula Mais Brasil Colaborativo utiliza a telessaúde para apoiar os médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) no cuidado aos pacientes, orientar a regulação das filas de encaminhamentos ambulatoriais para especialidades médicas e, mais recentemente, realizando teleconsultas na localidade de Recife. O objetivo do projeto é aperfeiçoar os serviços da APS, oferecendo apoio no manejo de casos sensíveis à APS e diminuindo o tempo de espera para consultas com especialistas.

O processo de regulação dos encaminhamentos com base em protocolos disponibilizados pelo Ministério da Saúde permite classificar e priorizar os casos mais graves, transformando as filas em uma lista de acesso qualificada. Além disso, o canal do núcleo de telessaúde (0800 644 6543 – opção 2) está disponível para discussão, diretamente com os médicos teleconsultores do projeto, tanto dos casos de regulação, quanto para o manejo de condições clínicas.

O Regula Mais Brasil diminui a espera e otimiza o atendimento com o especialista para oferecer melhores condições à saúde dos pacientes, seja na UBS ou na Atenção Secundária à Saúde.

Introdução
A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada para o sistema de saúde, onde uma equipe de médicos, enfermeiros e outros profissionais cuidam dos problemas de saúde mais frequentes, visando o bem-estar e não somente o tratamento de doenças. Esse processo de cuidado viabiliza o acesso a outros pontos da rede de saúde, como exames, especialistas ou hospitais.

Os serviços de APS aumentaram em todo o país nos últimos anos. Porém, a resolutividade não evoluiu na mesma proporção. Nesse contexto, foi criado o Regula Mais Brasil, baseado na experiência exitosa do Telessaúde do Rio Grande do Sul (RS-UFRGS) com o RegulaSUS. A iniciativa diminuiu o número de solicitações em lista de espera a partir da implantação dos protocolos de encaminhamento somada à discussão de casos por teleconsultorias, o que reduziu a incidência de novos pedidos de consultas especializadas.

O projeto atua nas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, no Distrito Federal e no estado do Amazonas. O Colaborativo começou a operação no município de Recife em maio de 2020 e planeja expandir a atuação para as demais localidades.

À equipe da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein cabe participar da expansão de uma localidade implantada por outra ESRE, Recife, regulando uma única especialidade médica, Ortopedia.

Métodos

O Projeto atualmente atua na regulação das listas de encaminhamentos para as especialidades de Neurologia e Cardiologia, priorizando, neste momento de Pandemia, o agendamento de teleconsultas. Além disso, os médicos teleconsultores podem ser contatados pelo canal 0800 644 6543 (opção 2) para a discussão de casos. Após a teleconsulta ou teleconsultoria, o encaminhamento pode ser cancelado ou autorizado e a sua prioridade estará de acordo com a gravidade de cada caso. Os casos selecionados para consulta presencial com especialista serão autorizados para agendamento.

Serão medidos volume de regulações, taxa de sucesso de teleconsultas, ações de regulação, ações de teleconsulta e teleconsultoria, efeitos das ações de regulação da lista de espera e satisfação do usuário diretamente atendido pelo projeto.



Resultados

A operação na localidade do Recife, que é escopo inicial do projeto colaborativo, foi iniciada na segunda quinzena de maio de 2020 com teleregulações e teleconsultas.

Até 17 de julho de 2020, em Recife, 20.323 casos foram regulados, sendo que 1.343 foram realizados pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), e  410 teleconsultas foram realizadas, sendo que 31 foram realizadas pela SBIBAE.



Liderança

Dr. Eduardo Cordioli – Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP



Equipe

Julia Valerio Santa Rosa – Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

Lauro Augusto Veloso Costa – Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

Renata Albaladejo Morbeck – Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

Tarso Augusto Duenhas AccorsI – Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP



Colaboração

Telessaúde RS-UFRGS



Área Técnica

Secretaria de Atenção à Saúde - SAS



INDICADORES

CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando