Enfrentamento do Novo Coronavírus por meio da ampliação do acesso à APS
Hospital Israelita Albert Einstein

Enfrentamento do Novo Coronavírus por meio da ampliação do acesso à APS
Consulta Virtual APS
2018-2020

Hospital Israelita Albert Einstein
Resumo


Resumo
A Telemedicina é a prestação de serviços em saúde usando TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) para o intercâmbio de informações válidas para promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico e tratamento de pacientes, além de educação permanente dos profissionais envolvidos, bem como a condução de avaliações e pesquisas científicas. Trata-se de uma tecnologia alinhada aos princípios de equidade, universalidade e igualdade, ao ampliar o acesso aos serviços de saúde, trazer maior resolubilidade com segurança e qualidade da prática médica.


Introdução


Métodos


Introdução

A Telemedicina é a prestação de serviços em saúde usando TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) para o intercâmbio de informações válidas para promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico e tratamento de pacientes, além de educação permanente dos profissionais envolvidos, bem como a condução de avaliações e pesquisas científicas. Hoje, a Telemedicina está inserida em um conceito conhecido mundialmente como Saúde Digital (eHealth).

Sabe-se que as queixas de baixa complexidade são responsáveis por até 90% dos atendimentos de pronto-atendimento e a possibilidade de atender estas queixas por meio de telemedicina permite a redução dos custos das estruturas das unidades convencionais, uma vez que estas são projetadas para atendimentos de maior complexidade.



Métodos

A operacionalização do uso da Telemedicina será por meio de disponibilização de um sistema de teleconsulta que contempla: acesso a interface de agendamento de consultas e solicitação de atendimento espontâneo, via web e aplicativo móvel; realização da videoconferência entre o paciente e o profissional da saúde; registro das informações do atendimento e envio automático de prescrições eletrônicas certificadas digitalmente (orientações, medicamentos, atestado de afastamento e pedidos de exames médicos); envio de pesquisa de satisfação referente a experiência de teleconsulta; visualização de dashboard analítico em tempo real.



Resultados


Resultados

Até julho de 2020 foram contatados 4.502 profissionais, foram emitidos 2.616 vouchers para certificação digital, foram certificados 991 médicos e são 554 médicos ativos no sistema da Telemedicina do Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). Além disso, há 3.889 registros no sistema, sendo 1.947 de prescrições simples, 832 de receituários especiais, 425 de atestado médico e 685 de solicitação de exames.




Liderança


Equipe


Colaboração


Área Técnica


Liderança


Equipe


Colaboração


Área Técnica


INDICADORES

CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando