A proposta envolve a elaboração, implementação e aplicação de ferramentas avançadas de inteligência artificial para análise de dados (Big Data e Analytics) e planejamento de um modelo de inovação, a fim de colaborar efetivamente com a gestão da saúde pública e privada. O termo Big Data refere-se à utilização de grande volume de dados de elevada complexidade, aparentemente não-correlacionados, a serem tratados com técnicas avançadas. Este projeto trará para o SUS componentes necessários para análise avançada de dados através de vários processos que vão desde ferramentas de avaliação de qualidade de dados, avaliação de comunicação entre bases de dados, coleta de dados referentes a determinantes sociais de saúde, engajamento de atores do SUS em diversos níveis da operação, integração a outros projetos PROADI que lidam com dados, participação em temas estratégicos e relevantes e o desenvolvimento de capacidade analítica. O objetivo é maximizar o potencial do uso de big data e inovação em saúde para o SUS é a grande missão desse projeto. Entre seus objetivos específicos estão previstos: a criação de uma plataforma de big data em saúde, com sistemas de acesso a seus serviços, em escala nacional integrada ao DATASUS; o desenvolvimento da modelagem conceitual de dados e de modelos preditivos em temas específicos. Também faz parte do objetivo a validação do modelo proposto e implementação de estratégias de melhoria de qualidade operacional, além do teste de uma tecnologia de alto desempenho em big data e do uso de soluções avançadas de privacidade e segurança da informação. Para isso, será desenvolvidos protótipos para o SUS, transferência de metodologia em Design Thinking e ações de disseminação de big data e inovação em saúde.
Ao final deste projeto, visamos a implementação de técnicas avançadas de inteligencia artifical para análise de dados ("Big Data") e inovação em saúde, fortalecendo, aprimorando e avaliando políticas públicas no SUS e construindo um marco na gestão da saúde do brasileira.
Resultados Específicos
Índice Socioeconômico do Contexto Geográfico para Estudos em Saúde (GeoSES)
O lugar onde o indivíduo mora é um preditor de saúde mais importante do que o seu próprio código genético. Existem diversos fatores socioeconômicos que interferem na saúde de um indivíduo. No entanto, não há um indicador único que os descreva.
O objetivo foi definir um índice que resume as principais dimensões do contexto socioeconômico para fins de pesquisa, avaliação e monitoramento das desigualdades em saúde e concluimos que o GeoSES é um proxy para análises de desfechos de mortalidade materno-infantil e risco relativo de óbito decorrente de COVID-19 em população vulnerável. O indicador também está sob utilização de Secretarias de Saúde do país.
Dados abertos no DataSUS: https://opendatasus.saude.gov.br/dataset/geoses