O projeto visa qualificar os farmacêuticos para a análise dos processos de qualidade e segurança do paciente no processo da administração de medicamentos.
Segue abaixo os temas, estações e cenários.
O projeto “Qualificação em Assistência Farmacêutica para profissionais do Sistema Único de Saúde com Simulação Realística” é realizado através da parceria com o Ministério da Saúde e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE).
O programa do curso foi desenvolvido baseado no método de simulação localizado no Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein, o qual possui moderna estrutura e equipamentos para desenvolver tal atividade.
O objetivo do projeto é qualificar os profissionais farmacêuticos do Sistema Único de Saúde em processos de gerenciamento e fornecimento dos fármacos e nas análises dos processos e segurança da terapia medicamentosa e está em acordo com o Plano Nacional de Saúde 2016-2019, conforme mencionado na Portaria 3.362, Seção I , “Art. 17 – Os projetos de apoio deverão ser classificados em, pelo menos, um dos objetivos do Plano Nacional de Saúde e em uma das seguintes áreas de atuação, destacando-se a relevância e o potencial de contribuição do projeto para a governança do SUS”.
O relatório do Institute of Medicine (IOM), To Error is Human, de 1999, apresentou dados alarmantes sobre a segurança do paciente mostrando que cerca de 98.000 pacientes morrem por erros ocorridos durante a hospitalização nos Estados Unidos, anualmente. O relatório traz recomendações sobre programas de treinamento para equipe interdisciplinar com a incorporação da “simulação” como método de treinamento. Esse cenário reforça a importância da inovação e do investimento nas metodologias de treinamento com foco no aprendizado e na aplicação prática do conhecimento adquirido pelo profissional da saúde.
A Simulação Realística é uma metodologia de treinamento inovadora, que estimula o processo de ensino-aprendizagem, integrando a teoria à prática. Apoiada pelo o uso de tecnologia de alta complexidade, permite constantes reflexões dos participantes, quanto às suas ações e planejamento baseados na realidade. Além disso, favorece um ambiente participativo e de interatividade, onde os profissionais vivenciam uma situação-problema de forma individual e em grupo.
O Centro de Simulação Realística (CSR) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE) oferece treinamentos que simulam condições reais no qual um determinado procedimento ou comportamento deverão ser empregados, propiciando melhor retenção da informação.
O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de realidade virtual, simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital-virtual ou a ambientes pré-hospitalares favorecendo treinamentos práticos (hands on).
O CSR possui ambientes reversíveis e adaptáveis a cada situação proposta, salas de feedback (debriefing), salas de controle e comando central. Conta com uma estrutura de alta complexidade que favorece a captação e a organização das imagens e do som, em tempo real, permitindo que os vários ambientes e cenários do CSR sejam monitorados.
Joyce Kelly Barreto - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
Fábio Teixeira Ferracini - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin