O projeto orienta-se pelos princípios da educação permanente e tem como meta a promoção da autonomia e responsabilização das equipes multiprofissionais, a partir da busca de soluções compartilhadas visando mudanças no contexto real das práticas assistenciais. A estrutura curricular integra metodologias ativas de ensino-aprendizagem, educação à distância, avaliação formativa e realização de diagnóstico dos programas de RMS. Tem um modelo bimodal (presencial e a distância) e está estruturada em etapas:
Serão abordados os temas: Políticas Estratégicas de Saúde; Educação Interprofissional e Educação Permanente; e Processo de Ensino-aprendizagem.
O projeto envolve a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem diversas profissões da área da saúde. Trata-se de uma cooperação entre os Ministérios da Saúde e da Educação concebida para favorecer a inserção qualificada de profissionais da saúde no SUS, tendo como objetivo a educação voltada para a transformação da realidade. Esta estratégia de formação reconhece o mundo do trabalho como espaço produtor de saberes, pelo desenvolvimento de melhores práticas e pela formação de profissionais no contexto real dos serviços de saúde, o que potencializa a aprendizagem e acelera o desenvolvimento de competência profissional.
A formação pedagógica proposta orienta-se pelos princípios da educação permanente em saúde, e considera a educação no/pelo trabalho como elemento essencial de estratégias de mudança das atividades nos serviços de saúde. Assim, tem como meta a promoção da autonomia e responsabilização das equipes multiprofissionais de trabalho, a partir do diagnóstico e da busca de soluções compartilhadas, incluindo o acesso a novos conhecimentos e competências culturais, intrinsecamente articulados às mudanças na ação e no contexto real das práticas assistenciais.
Sua estrutura curricular integra metodologias ativas de ensino-aprendizagem, educação à distância, avaliação formativa e também a realização de diagnóstico situacional de programas de RMS e respectivos projetos políticos pedagógicos. Tem um modelo bimodal (presencial e a distância) e está estruturada em etapas intimamente articuladas:
Os núcleos temáticos abordados na formação incluem: Políticas Estratégicas de Saúde; Educação Interprofissional e Educação Permanente; e Processo de Ensino-aprendizagem.
O projeto envolve a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
Como resultados, o projeto prevê:
Cynthia Helena Merlin - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/7659040257112544
Graziela Trevizan Da Ros - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/0080216597413765
Consultoria Pedagógica:
Otília Seiffert - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/0809341121492385
Conteudistas:
Otília Seiffert - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/0809341121492385
Marilda Siriani - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/9577302545049118
Lidia Ruiz Moreno – Universidade Federal de São Paulo, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/9956782921722263
Ively Abdalla – Universidade Federal de São Paulo, Pro-Reitoria de Graduação, Coordenadoria de Avaliação, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/6804029859419078