O projeto orienta-se pelos princípios da educação permanente e tem como meta a promoção da autonomia e responsabilização das equipes multiprofissionais, a partir da busca de soluções compartilhadas visando mudanças no contexto real das práticas assistenciais. A estrutura curricular integra metodologias ativas de ensino-aprendizagem, educação à distância, avaliação formativa e realização de diagnóstico dos programas de residência. Tem um modelo bimodal (presencial e a distância) e está estruturada em etapas:
Serão abordados os temas: Políticas Estratégicas de Saúde; Processo de Trabalho e Educação em Saúde; e Processo de Ensino-aprendizagem.
O público-alvo consiste de preceptores vinculados a programas de Residências em Área Profissional da Saúde (modalidade uniprofissional e multiprofissional) existentes ou recém-aprovados pelo Ministério da Educação para implantação.O projeto envolve a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
Como resultados, o projeto prevê a produção de material didático; formação de 15 tutores em turma única, com carga horária de 50h; formação de 250 preceptores envolvidos com programas de residência, que ocorrerá em duas turmas, com carga horária total de 130 horas.
As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem diversas profissões da área da saúde. Trata-se de uma cooperação entre os Ministérios da Saúde e da Educação concebida para favorecer a inserção qualificada de profissionais da saúde no SUS, tendo como objetivo a educação voltada para a transformação da realidade. Esta estratégia de formação reconhece o mundo do trabalho como espaço produtor de saberes, pelo desenvolvimento de melhores práticas e pela formação de profissionais no contexto real dos serviços de saúde, o que potencializa a aprendizagem e acelera o desenvolvimento de competência profissional.
A formação pedagógica proposta orienta-se pelos princípios da educação permanente em saúde, e considera a educação no/pelo trabalho como elemento essencial de estratégias de mudança das atividades nos serviços de saúde. Assim, tem como meta a promoção da autonomia e responsabilização das equipes multiprofissionais de trabalho, a partir do diagnóstico e da busca de soluções compartilhadas, incluindo o acesso a novos conhecimentos e competências culturais, intrinsecamente articulados às mudanças na ação e no contexto real das práticas assistenciais.
Sua estrutura curricular integra metodologias ativas de ensino-aprendizagem, educação à distância, avaliação formativa e também a realização de diagnóstico situacional de programas de RMS e respectivos projetos políticos pedagógicos. Tem um modelo bimodal (presencial e a distância) e está estruturada em etapas intimamente articuladas:
Os núcleos temáticos abordados na formação incluem: Políticas Estratégicas de Saúde; Processo de Trabalho e Educação em Saúde; e Processo de Ensino-Aprendizagem.
O público-alvo consiste de preceptores vinculados a programas de Residências em Área Profissional da Saúde (modalidade uniprofissional e multiprofissional) existentes ou recém-aprovados pelo Ministério da Educação para implantação.O projeto envolve a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
Como resultados, o projeto prevê:
Cynthia Helena Merlin - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/7659040257112544
Stefanie Dechen - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP,
Consultoria Pedagógica:
Otília Seiffert - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/0809341121492385
Conteudistas:
Otília Seiffert - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/0809341121492385
Marilda Siriani - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/9577302545049118
Lidia Ruiz Moreno – Universidade Federal de São Paulo, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/9956782921722263
O Hospital do Coração – HCor, torna pública a abertura do processo seletivo de preceptores vinculados ao Programa de Formação Didático- Pedagógico para Preceptoria, para II Turma do Curso de Capacitação em Preceptoria de Residência Uniprofissional e Multiprofissional em Saúde na modalidade bimodal ( presencial e a distância).O Curso é resultado da parceria entre o Hospital do Coração - HCor e o Ministério da Saúde – MS, viabilizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS, triênio 2018-2020.
Vagas: 135 vagas ofertadas a todas as regiões do País.
Carga horária: 130 h
Público Alvo: Preceptores vinculados a Programas de residência Uniprofissional e Multiprofissional em Saúde credenciados pela CNRMS
Inscrições: até 02/03/2020
Acesse o Edital 01/2020
O Hospital do Coração – HCor, torna pública a abertura do processo seletivo para vaga de Autor de Conteúdo para atuação na produção de material didático dos Cursos de Capacitação em Preceptoria de Residências em Saúde e em Gestão de Programas de Residências em Saúde, processos formativos incluídos no Projeto Processos Formativos orientados pela excelência e sustentabilidade das Residências em Saúde. O projeto é resultado da parceria entre o Hospital do Coração - HCor e o Ministério da Saúde – MS, viabilizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS, triênio 2021-2023.
Vagas: 2 vagas e os demais aprovados permanecerão no cadastro reserva e poderão ser chamados conforme a necessidade do projeto, mediante o prazo de validade deste processo seletivo.
Divulgação de resultado: 28/04/21
Acesse o Edital de Seleção 01/2021