Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) orienta o funcionamento dos serviços de saúde (clínicas, hospitais, laboratórios, etc) por meio da publicação de “instruções” em forma de Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs). Estas RDCs são utilizadas pelos profissionais das Vigilâncias Sanitárias (VISAs) como base para suas inspeções, em todo o país.
Entretanto, pela complexidade e quantidade das RDCs, a capacidade de atualização e a correta interpretação pelos profissionais que compõe as VISAs pode ser comprometida. Além disso, a distância geográfica entre a ANVISA e as 5.570 VISAs distribuídas em todo território nacional impõe dificuldades para a capacitação e qualificação sistemática desses profissionais na modalidade presencial. Assim, a qualificação dos profissionais envolvidos no processo de inspeção dos serviços de saúde na modalidade de ensino a distância (EAD) é uma das opções (e necessidades) da ANVISA.
O objetivo deste projeto é desenvolver recursos educacionais que possam auxiliar os profissionais na correta interpretação das RDCs para atualização e qualificação das práticas de funcionamento dos serviços de saúde.
Para isso, o Hospital Moinhos de Vento e a ANVISA oferecem sua expertise na elaboração de cursos na modalidade EAD autoinstrucional, onde o aluno pode cursá-lo a qualquer momento, sem a necessidade de um tutor presente ou qualquer outro auxílio. Os cursos contam com aplicados recursos didáticos para tornar as RDCs mais fáceis de serem interpretadas, como ambientes em 3D, navegação em primeira pessoa, vídeos, entre outros, além de uma extensa discussão do conteúdo a ser apresentado junto a especialistas e à ANVISA.
Os cursos oferecidos são:
Embora direcionados a qualificar os profissionais que atuam na Vigilância Sanitária, todos os cursos são ofertados gratuitamente e abertos ao público, o que auxilia os diversos serviços de saúde e de interesse para saúde na manutenção de boas práticas de acordo com as normas ANVISA.
Para “traduzir” as RDCs são utilizados os mais variados recursos didáticos, focados em metodologias ativas, como simulação, ambientes em 3D, navegação em primeira pessoa, desafios ao aluno, entre outros. Na maioria das vezes, a apresentação das RDCs é realizada de maneira combinada, orientada por ambiente, ou seja, ao invés de apresentarmos a RDC em si, apresentamos quais RDCs e quais instruções são aplicáveis a determinado ambiente de saúde (por exemplo, centro cirúrgico).
O Hospital Moinhos de Vento oferece à ANVISA sua expertise na elaboração de cursos na modalidade EAD autoinstrucional, ou seja, o aluno pode cursá-lo a qualquer momento, sem a necessidade de um tutor presente, facilitando o aprendizado a qualquer momento. Os cursos são disponibilizados na moderna plataforma EdX, uma plataforma open access desenvolvida pela Universidade de Harvard, MIT e Stanford, em que o Hospital Moinhos de Vento é o primeiro a utilizar no Brasil.
Vários materiais desenvolvidos são facilmente extraídos da plataforma para uso em outras plataformas ou para utilização em eventos presenciais, redes sociais e demais propósitos definidos previamente.
Os cursos disponibilizados são:
Angela Maria Vicente Tavares – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS – Lattes
Maria Eugênia Bresolin Pinto – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS – Lattes
Fabiano Konjunski – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS – Lattes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Gerência Geral de Tecnologia em Serviços em Saúde (GGTES)
A qualificação de profissionais do Sistema Único de Saúde (...