Capacitação e formação em Pesquisa Clínica Pesquisa Clínica 2018-2020
Resumo
Sobre o Projeto
Resultados
Equipe
Mapa
Notícias
Resumo
Sobre o Projeto
Resultados
Equipe
Resumo
A Pesquisa Clínica envolve a avaliação de intervenções em saúde (medicamentos, exames, procedimentos, equipamentos, entre outros) utilizando metodologia científica adequada que resulte na produção da evidência científica de alto nível. Para tanto, é essencial a formação continuada e qualificada dos profissionais envolvidos. Assim, o Ministério da Saúde lançou o Plano de Ação de Pesquisa Clínica do Brasil, no qual descreve o diagnóstico das atuais necessidades desta área no país e estabelece objetivos a serem alcançados, dentre eles “promover a formação continuada de recursos humanos em pesquisa clínica”. O objetivo do projeto é desenvolver atividades que auxiliem na formação qualificada de profissionais em pesquisa clínica, contribuindo para o avanço técnico-científico, a criação de redes de colaboração e a qualificação da pesquisa clínica no Brasil. O projeto oferece capacitação através de 14 cursos de curta duração (totalizando 158h), na modalidade educação a distância (EAD). Os cursos são gratuitos e destinados a profissionais de todo o Brasil que trabalham com pesquisa ou que desejam desenvolver iniciativas nesse campo. Também são oferecidas oficinas presenciais/remotas em tópicos avançados em pesquisa clínica, para profissionais que já tenham expertise na área. Cada oficina possui carga horária variada, entre 16-40h, e é ofertada a 35 profissionais selecionados pelo Ministério da Saúde. O projeto está em execução, em atividades de planejamento. Espera-se que a capacitação e a formação de profissionais em pesquisa clínica viabilize o aumento na quantidade e na qualidade da produção científica nacional na área da saúde, possibilitando também o aumento do número de colaborações nacionais e internacionais. Entende-se que este não é um objetivo a ser alcançado imediatamente, mas que, com o acúmulo de iniciativas como o presente projeto, é possível alcançá-lo a médio e longo prazo.
Introdução
A Pesquisa Clínica envolve a avaliação de intervenções em saúde (medicamentos, exames, procedimentos, equipamentos, entre outros) utilizando metodologia científica adequada que resulte na produção da evidência científica de alto nível. Para isso, é essencial a formação continuada e qualificada dos profissionais envolvidos.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria Nº 559, de 9 de março de 2018, instituiu o Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil, que descreve o diagnóstico das atuais necessidades da área de pesquisa clínica no país. Entre as necessidades apontadas, destacam-se a formação de profissionais para qualificação da produção científica e a redução da dependência produtiva do país.
O Plano de Ação em Pesquisa Clínica apresenta seis eixos estratégicos. Um deles trata especificamente da formação profissional em pesquisa clínica e tem como objetivo promover a formação continuada de recursos humanos. Esse eixo descreve ações que incluem: apoiar propostas de mestrado profissional e doutorado na área; capacitar profissionais em pesquisa clínica no âmbito do PROADI-SUS, por meio de cursos de capacitação presenciais, EAD e de especialização; e ampliar parcerias internacionais.
Nesse sentido, o projeto de Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica tem o objetivo de qualificar profissionais que já trabalham com pesquisa clínica e também profissionais que desejam iniciar projetos nesta área do conhecimento por meio de cursos de capacitação em EAD e realização de oficinas presenciais/remotas de tópicos avançados.
Métodos
O projeto oferece 14 cursos de curta duração na modalidade EAD. A carga horária de cada curso varia entre 4 e 20h, totalizando 158 horas de capacitação. Os cursos são gratuitos e destinados a profissionais que trabalham com pesquisa ou que desejam desenvolver iniciativas nesse campo. Os cursos são ofertados na plataforma de educação a distância do Hospital Moinhos de Vento (EdX), utilizando metodologias ativas de aprendizagem e auto-instrucionais.
Também são realizadas oficinas presenciais ou remotas em tópicos avançados ou emergentes, destinadas a profissionais que trabalham com pesquisa clínica com expertise na área (profissionais sêniores) e que desejam aprofundar seus conhecimentos em tópicos específicos. São priorizados profissionais que atuam em instituições públicas. A carga horária de cada oficina varia entre 16 e 40h. As turmas são formadas por 35 profissionais selecionados pelo Ministério da Saúde.
Resultados
O projeto está em execução, em atividades de planejamento.
Espera-se que a formação de profissionais de pesquisa clínica resulte em maior competitividade da pesquisa clínica brasileira no cenário internacional, atraindo maior número de protocolos de pesquisas e investimentos para o país.
Além disso, almeja-se um aumento na quantidade e na qualidade da produção científica nacional na área da saúde, uma vez que o pequeno número de profissionais habilitados é um limitante para o desenvolvimento e para a operacionalização de pesquisa no Brasil.
Entende-se que esse não é um objetivo a ser alcançado imediatamente, mas que, com o acúmulo de iniciativas como o presente projeto, é possível alcançá-lo a médio e longo prazo.
Por fim, espera-se que a produção científica fomentada por esse projeto responda as perguntas oriundas das necessidades de saúde da população brasileira e do Sistema Único de Saúde.
Liderança Renata Kochhann – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS – Lattes
Equipe Adriana Raquel Binsfeld Hess - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS -Lattes
Carolina Travi Canabarro - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS -Lattes
Cláudio da Silva Zachia Alan - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS - Lattes
Gabriela Soares Rech - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS - Lattes
Maria Eugênia Bresolin Pinto – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS - Lattes
Paulo Márcio Condessa Pitrez – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS -Lattes
Regis Goulart Rosa – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS – Lattes
Colaboração
Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC)
Área Técnica
Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT)
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE)
INDICADORES
0
Atendimentos realizados
0
Profissionais capacitados
0
Profissionais envolvidos com pesquisa
0
Profissionais envolvidos com projetos de gestão
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.12.2020
Projeto de Pesquisa Clínica oferta onze cursos gratuitos até 30 de dezembro
O Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde e pelo #ProadiSUS, oferta diversos cursos g...