Frente ao contexto nacional de déficit de médicos especialistas em Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS), e tendo a residência médica papel fundamental na formação especializada, várias ações estão sendo propostas pelos Ministérios da Saúde e Educação, muitas delas em conjunto, para ampliar a formação na área da APS durante a graduação médica e a oferta de vagas de residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC). Para isso, é fundamental que exista uma formação maior de MFC e que eles estejam aptos a assumirem os postos de preceptores nos internatos e nas residências dessa área.
O preceptor dos programas de residência em MFC que recebe os graduandos e residentes no âmbito da APS, tem papel fundamental na formação dos alunos, até que estes tenham adquirido as competências necessárias para o desempenho de suas atividades.
Assim, o objetivo deste projeto é de qualificar os profissionais médicos que atuarão como preceptores, na orientação de residentes na APS, por meio do desenvolvimento e oferta de um curso de especialização a distância em Preceptoria de MFC.
O projeto possui 709 alunos realizando um Curso de Especialização de Preceptoria em MFC com duração de 24 meses e carga horária de 550 horas. A oferta é realizada pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento, em parceria com a Universidade Aberta do SUS, vinculada à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNA-SUS/UFCSPA) e à Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).
Um grupo de 28 tutores têm o papel de orientar e acompanhar a distância o desenvolvimento dos profissionais médicos que atuam como preceptores. Neste projeto também são revisados materiais educacionais disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e pela UNA-SUS/UFCSPA, além de produzidos novos conteúdos pelo Hospital Moinhos de Vento na área de preceptoria.
Atualmente o projeto está em execução. Espera-se que a formação de preceptores qualifique os programas de residência em MFC, promova a ocupação das vagas dos programas de residência já ofertados atualmente e possibilite a ampliação de vagas e programas de residência para essa especialidade tão importante no fortalecimento da APS do país.
Alessandra Tavares Francisco Fernandes - Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre - lattes
Ana Paula Santos de Souza - Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre - lattes
Brenda Wander - Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre - lattes
Bruna Becker - Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre - Lattes
Denise Macedo de Miranda - Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre - Lattes
Gabriel Souza da Silva - Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre - Lattes
Ianca Ferreira Feijó Bueno - Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre - Lattes
Isis Pereira Scussel – Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre - Lattes
Luis Gustavo de Costa – Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre - Lattes
Maria Eugênia Bresolin Pinto Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre - Lattes
Raquel Cardoso - Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre - Lattes
Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNA-SUS/UFCSPA)
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)
Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS)