Qualificação da assistência em terapia intensiva pediátrica por telemedicina
Hospital Moinhos de Vento

Qualificação da assistência em terapia intensiva pediátrica por telemedicina
TeleUTIP
2018-2020

Qualificação da assistência em terapia intensiva pediátrica por telemedicina
Resumo
A telemedicina consiste no exercício da medicina mediante a utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde. O uso dessa tecnologia como ferramenta para viabilizar oferta de serviços em saúde, bem como educação, treinamento e apoio clínico aos profissionais da saúde vem crescendo, sendo rotineiramente oferecida nos países desenvolvidos.

Apesar da evidência de que o tratamento especializado das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) reduz a taxa de mortalidade, muitas unidades do Sistema Único de Saúde carecem de médicos especialistas em terapia intensiva. Além disso, muitas UTIs que contam com médicos intensivistas pediátricos não dispõem de apoio para discussão de casos complexos nas mais diversas especialidades, como cardiologia, endocrinologia, neurologia, entre outras. A importância de uma formação qualificada dos intensivistas que lideram as UTIs têm sido comprovada em estudos que apontam para melhores resultados como: redução no tempo de internação, redução de infecções associadas ao uso de dispositivos invasivos, redução de mortalidade, entre outros.

Assim, o objetivo deste projeto é utilizar a telemedicina, sob forma de tele-rounds multiprofissionais, para educação a distância, treinamentos e discussão de casos clínicos em Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas (UTIPs) remotas, visando a sistematização do atendimento, a qualificação do cuidado e a redução de riscos para os pacientes internados nas UTIPs parceiras.

A equipe multidisciplinar da UTIP do Hospital Moinhos de Vento (HMV) realiza rounds diários com duas UTIPs remotas: Hospital Geral de Palmas Dr. Francisco Ayres (Palmas, TO) e Hospital Regional Norte (Sobral, CE), por meio de equipamento de telemedicina que permite a avaliação remota de cada paciente em conjunto com a equipe médico-assistencial local. Além da discussão diária dos casos, a equipe do HMV disponibiliza especialistas para discussão de casos complexos. Também são desenvolvidos cursos em EAD específicos para as necessidades de cada uma das UTIPs acompanhadas remotamente.

O projeto está em execução e tem como resultado esperado a melhora nos indicadores clínicos-assistenciais das UTIPs acompanhadas, como, por exemplo, redução da mortalidade, redução do tempo de internação, redução de infecção e da Síndrome de Burnout (estresse profissional).



Introdução
As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) desenvolveram-se pela comprovação de que o agrupamento dos pacientes graves em um setor específico do hospital era uma medida eficaz para redução da morbimortalidade. Apesar da evidência de que o tratamento especializado das UTIs reduz a mortalidade, muitas unidades no Brasil carecem de médicos especialistas, sendo assistidas por profissionais sem formação adequada. Entre as UTIs que contam com especialistas, muitas não dispõem de apoio para discussão de casos complexos.

A falta de especialistas é uma realidade em muitas UTIs Pediátricas (UTIPs) do Brasil e os recursos humanos são fundamentais para melhorar o desempenho, seja em qualidade assistencial ou gerencial. Há relatos de UTIPs que dispunham de apenas 27% dos seus médicos com formação específica, e desses, apenas 17% possuíam o título de especialista. A importância da formação específica e qualificada dos intensivistas que lideram as UTIs têm sido comprovada em diversos estudos que apontam melhores resultados em indicadores assistenciais.

O Brasil oferece oportunidades ímpares para se desenvolver o uso da telemedicina na efetivação do direito à saúde universal, integral e equânime. Por ser um país de magnitude continental, tem milhares de locais isolados e de difícil acesso, ocasionando uma distribuição extremamente desigual de recursos médicos de boa qualidade. Os esforços dos governos estaduais e federal na implementação da telemedicina consubstanciam essa perspectiva.
Além disso, a telemedicina para viabilizar a oferta de serviços em saúde, bem como de educação, treinamento e apoio clínico aos profissionais da saúde já é rotineiramente oferecida nos países desenvolvidos.

Assim, o objetivo do projeto é usar a telemedicina, sob forma de tele-rounds multiprofissionais, para educação à distância, treinamentos e discussão de casos clínicos, visando sistematizar o atendimento,  qualificar o cuidado e reduzir os riscos para os pacientes internados nas UTIPs remotas.


Métodos
Para a execução dos tele-rounds, uma sala de comando foi estruturada no Hospital Moinhos de Vento, de onde o médico e a equipe multidisciplinar lideram os rounds a distância com as UTIPs remotas. Nas UTIPs remotas, um cart de telemedicina contendo uma câmera de alta definição, sistema de áudio e um computador, é utilizado para a conexão nos tele-rounds e a avaliação dos pacientes internados. Os tele-rounds são realizados diariamente, de 2ª a 6ª feira.

Todas as semanas, contam com a participação de nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicólogo, além de discussão de casos selecionados com médicos radiologista e infectologista. Conforme demanda dos pacientes internados nas UTIPs remotas, médicos especialistas do HMV, como cardiologista, neurologista, gastroenterologista, pneumologista e cirurgião, poderão participar dos tele-rounds apoiando discussões de casos clínicos. Com o intuito de contribuir na qualificação da equipe assistencial, no mínimo cinco capacitações a distância com tutoria são oferecidas.

Com a finalidade de mensurar o impacto do projeto, um estudo do tipo antes e depois é conduzido para avaliar a melhora dos indicadores assistenciais com o uso da telemedicina. Para isso, são revisados os prontuários médicos de todas as crianças internadas nas UTIPs participantes no período pré (12 meses) e pós-implementação (18 meses) do serviço de telemedicina. O impacto da telemedicina nos profissionais de saúde das UTIPs remotas é avaliado por meio do impacto educacional - pela avaliação do desempenho desses profissionais nos cursos à distância ofertados - e pela avaliação da Síndrome de Burnout - por meio de questionário específico.


Resultados
Em junho de 2018, por meio de edital aberto e critérios pré-definidos, foram escolhidas junto ao Ministério da Saúde, as duas UTIPs participantes do projeto: Hospital Regional Norte (Sobral, CE) e Hospital Geral de Palmas (Palmas, TO). Além dos benefícios associados à qualidade assistencial prestada ao paciente, o projeto promove a qualificação das equipes assistenciais através de treinamentos à distância, trazendo benefícios diretos de conhecimento e troca de experiências para os profissionais que atuam nas UTIPs dos centros remotos participantes.


Liderança
Felipe Cezar Cabral - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes

Equipe
Alécio Ghizzoni – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre
Aristoteles de Almeida Pires  – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre –Lattes
Luciano Remião Guerra  – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre – Lattes
Maria Cristina Cotta Matte – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre – Lattes
Sabrina Simioni Dau Vendrame - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre
Tatiana Nunes Figueira – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
Vanessa Cristina Jacovas - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre – Lattes


Colaboração
Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar , Sobral, CE
Hospital Regional Norte, Sobral, CE– HRN, inscrita no CNPJ sob o n° 05.268.526/0007-66
Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, Palmas, TO
Hospital Geral de Palmas Dr. Francisco Ayres, Palmas, TO


Área Técnica
Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES)
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)


INDICADORES

Telemedicina em UTI Pediátrica

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