O desenvolvimento da rede de atenção à saúde na região extremo-sul de Porto Alegre/RS foi incrementado a partir de projetos executados com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Por meio do projeto “Desenvolvimento de Técnicas de Operação e Gestão de Serviços de Saúde em uma Região Intramunicipal de Porto Alegre - Restinga e Extremo-Sul”, foi possível construir na região o Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES).
A região com uma população de 100.000 habitantes, tinha carência de serviços de saúde, problema enfrentado com a estruturação de um sistema de assistência secundária e terciária pelo HRES, entretanto devido a necessidade de aportar recursos de custeio para a manutenção do hospital em áreas estratégicas implementou-se este projeto.
O complemento de custeio do HRES incluiu aportes para a operação do centro de diagnósticos com a realização de exames de imagem, gráficos e de análises clínicas, operação da farmácia, serviço de nutrição e apoio operacional à assistência.
Os serviços são estratégicos para o funcionamento do HRES, que conta com centro de especialidades, centro de diagnósticos, emergência adulta e pediátrica, leitos de internação, maternidade, unidade de cuidados intermediários do recém-nascido, centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva para adultos, farmácia, agência transfusional, serviço de nutrição, lactário, reabilitação, área administrativa, apoio operacional, almoxarifado e escola de saúde. O custeio do projeto foi estabelecido por meio de contratualização com a Prefeitura de Porto Alegre/Secretaria Municipal de Saúde.
A partir do aporte de recursos nessas áreas, a proposta estabelecida no projeto era realizar em torno de 51.553 exames de imagem e 339.841 exames de análises clínicas por ano. Além disso, dispensar pela farmácia em torno de 1.903.591 itens de materiais e medicamentos. Outra meta proposta era de realizar, em média, 473.074 refeições oferecidas anualmente pelo serviço de nutrição.
A partir das metas estabelecidas, foram encontrados os seguintes resultados relacionados ao período de 01/01/2017 a 20/08/2018: 56.668 exames de imagem realizados; 357.167 exames de análises clínicas realizados; 2.246.087 itens de materiais e medicamentos dispensados pela farmácia; e 462.925 refeições oferecidas anualmente pelo serviço de nutrição.
O conjunto das ações realizadas no projeto contribuíram com desfechos clínicos favoráveis aos pacientes, com redução no número de óbitos na região, e resultados sociais e econômicos dos territórios do seu entorno por meio da geração de renda, com a criação de novos postos de trabalho e a implantação de novos serviços públicos.