Formação da rede colaborativa para fortalecimento da gestão municipal do sistema único de saúde
PROADI SUS

Formação da rede colaborativa para fortalecimento da gestão municipal do sistema único de saúde
Rede Colaborativa
2018-2020

Resumo

Os municípios contam hoje com mais de 5000 secretários municipais de saúde do país, atores estratégicos na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a alta rotatividade desses gestores, as diversidades regionais, os crescentes desafios com os quais os gestores se deparam no seu cotidiano, são fatores críticos que requerem um esforço articulado das esferas de gestão para superá-los. Assim, surge a necessidade de uma integração entre estes gestores por meio da construção de espaços de diálogos e troca de experiências entre as secretarias municipais de saúde. Para tanto, o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de saúde) e o COSEMS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde) uniram-se como entidades importantes para articulação entre estes gestores municipais e a pactuação necessária com o SUS. Surge então em 2017, o projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, fruto da parceria entre Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde.

(Objetivo)

O projeto tem o objetivo do fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, por meio da qualificação dos instrumentos de gestão disponibilizados para obtenção da melhoria da assistência à população em função do melhor planejamento e otimização dos recursos.

Em seu segundo triênio, o projeto visa a consolidar a estratégia apoiador do COSEMS implantada em 2017 nas 26 unidades federativas do país.

 

(Objetivos Específicos)

  • Desenvolver dois Cursos de Aprimoramento de 180 horas em modalidade híbrida
  • Formar Coordenadores e Apoiadores de forma teórico-prática, para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS por meio de Educação Permanente (EP)

Construir subsídios com as diretorias dos COSEMS e coordenadores de apoio por meio de oficinas de trabalho visando promover a sustentabilidade da estratégia apoiador após o termino do Triênio 2018-2020



Introdução
O Brasil conta hoje com aproximadamente  5570 secretários municipais de saúde, atores estratégicos na construção do Sistema Único de saúde. No entanto, a alta rotatividade desses gestores, a dimensão continental do país com suas diversidades regionais, os crescentes desafios com os quais os gestores se deparam no seu cotidiano, são fatores críticos que requerem um esforço articulado das esferas de gestão para superá-los a fim de garantir o direito universal à saúde. Portanto, além da atuação dos estados e da união no apoio técnico e financeiro à implementação das políticas com estratégias de cooperação interfederativa, a contrução de espaços de diálogo e aprendizado entre secretarias  municipais de saúde se faz necessária para fortalecer  a ação dos gestores municipais.

Métodos

Os apoiadores e coordenadores do Projeto, nos 26 estados da federação, atuarão como alunos (bolsistas) em 2 cursos de aprimoramento e como apoiadores dos gestores municipais de saúde no cotidiano ds COSEMS locais.
Foram elaborados dois cursos de Aprimoramento, o primeiro focado no conhecimento técnico necessário para a função do apoiador e o segundo direcionado às ações de desenvolvimento de liderança,  ambos oferecidos em modalidade híbrida: encontros presenciais e atividades de ensino em campo e online, por meio de ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com cerca de 180 horas de duração cada. Nessa modalidade, os alunos têm acesso ao material didático, realizam as tarefas, interagem com o grupo e com o tutor e realizam as avaliações de aprendizagem e do programa.  Cada um dos cursos terá por volta de 30 aulas online compostas por teoria, leitura complementar, questionários e atividades complementares. Alguns módulos serão autoinstrucionais e outros contarão com a participação de tutores. Associado ás aulas on line, são realizadas aulas presenciais, visando promover reflexão, solidificar conteúdo teórico abordado e proporcionar troca deexperiências das atividades práticas desenvolvidas no dia a dia do apoio
Além da participação no curso de aprimoramento, os alunos (bolsistas) atuam nas regiões de saúde dos estados, promoendo o apoio aos secretários municipais de saúde para o fortalecimento da gestão. 



Resultados
O projeto teve início no triênio 2015-2017 e já apresentou importantes resultados, que vêm se consolidando no triênio 2018-2020. Foram contratados 174 apoiadores COSEMS em todas os 26 estados da federação e seus respectivos coordenadores, que desenvolvem apoio aos secretários municipais de saúde em todas as regiões de saúde do país.

Até o final de 2018 o Grupo Executivo, que acompanha o projeto pelas regiões do país, já realizou visitas de monitoramento em 10 estados, com a presença de secretários municipais de saúde de diversos municípios, e estes reforçam o aumento da participação em instâncias de pactuação e gestão regional a partir do apoio recebido pelo projeto.

Durante o processo de formação do Projeto foram realizadas oficinas de formação com os apoiadores e coordenadores e oficinas com os coordenadores com o objetivo de subsidiar a formação mediante utilização de ferramentas de planejamento a luz da Educação Permanente e uma Oficina final, denominada Mostra de Aprendizagens, com o objetivo de apresentar os resultados do projeto e refletir sobre a prática vivenciada.

Além dos encontros presenciais supracitados durante os meses de atuação, os apoiadores realizaram atividades balizadas pela lógica da educação permanente. Mensalmente os apoiadores construíram relatórios de atividades contendo os planos de trabalho desenvolvidos, movimentos estruturantes que ocorreram em suas regiões, iniciativas de educação permanente e considerações finais/ encaminhamentos.

Liderança
Ana Paula Neves Marques de Pinho - Superintendene Sustentabilidade Hospital Alemão Oswald Cruz
Nídia Cristina Souza - Gerente de Projetos Sustentabilidade Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Regiani Nunes - Coordenadora de Projetos Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Equipe
Ana Paula Neves Marques de Pinho - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São paulo, SP 
Andreza Galli - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São paulo SP
Denise - Conselho Nacional de secretários municipais de Saúde, Brasília DF
Dulce - Ministério da Saúde. Brasília, DF
Érica - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP
Marcelo Carvalho Hospital Alemão Oswaldo Cruz, São paulo, SP
Marcia Mecone Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP
Marcos Franco Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP
Regiani Nunes Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP
Roberta Coutinho - Ministério da Saúde. Brasília, DF

Colaboração
CONASEMS - Cono Nacional dos Secretários municipais de Saúde
COSEMS - Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (todos os estados da Federação)
HAOC - Hospital Alemão oswaldo Cruz
DAI / MS - Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde

Área Técnica
DAI / SE/ MS - Departamento de Articulação Interfederativa, Secretaria Executiva, Ministério da Saúde

INDICADORES

4950
Profissionais
capacitados
CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando