A prestação do cuidado por profissionais da área da saúde pode ocasionar danos aos pacientes, os quais, na maioria das vezes não são intencionais, porém acarretam prejuízos físicos, emocionais, sociais e até fatais. Infecções relacionadas à assistência a saúde (IRAS) são exemplos destas condições que causam dano ao paciente.
As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são ambientes de risco onde processos e dispositivos invasivos são necessários para a manutenção da vida. Os processos de inserção e manutenção de alguns desses dispositivos podem aumentar a chance de infecções acarretando eventual sofrimento ao paciente, uso de antibióticos ou aumento do tempo de internação e do custo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada 100 pacientes hospitalizados, 10 pacientes ficam expostos a infecções associadas a cuidados de saúde nos países em desenvolvimento. No Brasil, o cenário não é diferente. Em hospitais brasileiros, acredita-se que cerca de 70% dos danos que ocorrem podem ser evitados. Dado esse contexto, o Ministério da Saúde (MS) instituiu em 2013 o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), cujo objetivo principal é contribuir para a qualificação do cuidado nos estabelecimentos de saúde públicos e privados.
O projeto Saúde em Nossas Mãos busca somar esforços aos programas nacionais vigentes, estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Vigilâncias Sanitárias locais. O objetivo é melhorar a segurança do paciente com a implantação de práticas de prevenção de infecções relacionadas ao uso de ventilação mecânica, uso de cateteres venosos e de sondas vesicais em 119 UTIs nas cinco regiões do Brasil.
Os cinco hospitais PROADI-SUS trabalham de forma colaborativa para a execução do projeto, utilizando metodologia e apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement (IHI). São eles: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês.
ANVISA e visas regionais
Secretarias de Saúde
Institute for Healthcare ImprovementSecretaria de Atenção à Saúde (SAS)
Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU)
Coordenação Geral de Atenção Hospitalar (CGHOSP)
O projeto “Saúde em Nossas Mãos - Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil&rd...