O projeto TeleNordeste visa conectar profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em um mesmo ambiente virtual, aumentando o acesso, qualificando o cuidado e reduzindo deslocamentos evitáveis, uma vez que no triênio 21-23, aproximadamente 96% dos pacientes atendidos pelo projeto tiveram seus casos solucionados na Atenção Primária (APS). Além disso, o TeleNordeste pretende aproveitar a expertise adquirida do triênio anterior para expandir as ações voltadas ao aprimoramento das competências das equipes de Saúde da Família (eSF) locais, por meio de iniciativas em saúde digital. Dessa forma, busca-se estabelecer o matriciamento com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas regiões de saúde de cada Estado da região nordeste. O projeto tem potencial de ampliar a melhora da qualidade assistencial, reduzir os tempos de espera para consultas com especialistas e reduzir o número de encaminhamentos de casos sensíveis a APS para Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).
Ofertar o acesso à saúde em regiões afastadas do país é um desafio que o SUS enfrenta desde sua criação. Tal questão foi agravada pelos desfechos da pandemia de Covid-19, e para que este acesso resulte em cuidados secundários mais certeiros e eficientes, é imprescindível que as APS atuem como filtro resolutivo, evitando o encaminhamento de ao menos 80% das consultas realizadas, além do tempo de locomoção, as filas de espera por atendimento também são reduzidas.
O projeto, desde o triênio passado, tem reduzido esse tempo de espera para atendimento especializado, ampliado a oferta de cuidado e reduzido o número de encaminhamentos para consultas presenciais, fortalecendo o uso da saúde digital no SUS.
A saúde digital oferece uma série de benefícios aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, contribuindo para melhorar o acesso aos serviços de saúde, a qualidade do cuidado e a eficiência do sistema como um todo e, dentro deste contexto, o TeleNordeste prevê a continuidade da qualificação da gestão e assistência, por meio de ações de telessaúde, integradas à Estratégia de Saúde Digital.
Para o triênio 24-26, o TeleNordeste tem a possibilidade de ofertar diversas soluções de telessaúde, como por exemplo: teleinterconsultas e teleconsultorias síncronas e assíncronas, entre outras, viabilizando diagnósticos, ações de educação e monitoramento de condições de saúde, alinhados com as necessidades e prioridades de cada território.
Cada hospital participante possui seus objetivos e regiões específicas de atuação. A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é responsável pelos estados do Maranhão, Alagoas e Piauí; o Hcor, pela Paraíba e Pernambuco; o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por Sergipe; o HMV pelo Rio Grande do Norte e o Hospital Sírio-Libanês, pelo Ceará e Bahia.
Por se tratar de um projeto em plataforma colaborativa, cada hospital possui seu objetivo principal, sendo eles:
BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo: disponibilizar e avaliar o uso de soluções de telessaúde para o SUS, em consonância com a Estratégia de Saúde Digital, com vistas à geração de conhecimento e estímulo ao desenvolvimento dos núcleos de telessaúde no Brasil e organização das redes de atenção, nas regiões selecionadas, até dezembro de 2026;
Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hcor: disponibilizar soluções de telessaúde para o Sistema Único de Saúde, integradas à Estratégia de Saúde Digital, fortalecendo a expansão e melhoria das redes de atenção à saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS);
Hospital Sírio-Libanês: implementar o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) por meio de soluções digitais para promoção da regulação do acesso à assistência e da atenção secundária ambulatorial orientadas por linhas de cuidado para pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde;
Hospital Moinhos de Vento: disponibilizar soluções de telessaúde para o Sistema Único de Saúde, integradas à Estratégia de Saúde Digital, priorizando territórios com acesso restrito a serviços especializados, fortalecendo a expansão e melhoria das redes de atenção à saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde.
A metodologia do TeleNordeste foi dividida em três etapas:
Ações preparatórias: realização de diagnóstico situacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) por estado, levando em consideração aquisição e disponibilidade da infraestrutura tecnológica, para a realização do projeto;
Oferta de soluções digitais: disponibilização de agendas online de teleinterconsultas e teleconsultorias síncronas e assíncronas, além de outras soluções de saúde digital;
Transferência da tecnologia e disseminação do conhecimento em saúde digital: mapeamento da rede local para a transferência de tecnologia, bem como estruturação do documento norteador para a transferência de tecnologia para as UBSs participantes.