O projeto propõe a oferta de um curso de especialização em preceptoria de residência médica com abrangência nacional, empregando metodologias ativas no formato de ensino a distância (EAD). O curso será tutorado e irá ofertar uma turma com 1.200 vagas destinadas a preceptores, supervisores, residentes do último ano e demais profissionais médicos que atuam nos espaços de formação dos programas de residência interessados em aprimorar suas competências em preceptoria. Ele será composto por três Unidades de Ensino, totalizando 360 horas de duração, ao longo de 12 meses.
A residência médica é o principal padrão para a formação de especialistas, sendo fundamental para garantir a qualidade da assistência à saúde no Brasil. Para isso, é essencial aumentar o número de preceptores qualificados para atuar na formação de residentes em todo o país.
Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), entre 2018 e 2020 foi realizado o Curso de Especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade. No final desse período, 503 alunos (71% dos inscritos) concluíram o curso e receberam a certificação. Em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), uma nova edição do curso está sendo oferecida entre 2024 e 2026, com 2.500 vagas disponíveis. Além disso, entre 2021 e 2023, foi desenvolvido o Curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde, aprovado e publicado no Diário Oficial da União em 1º de dezembro de 2021. Esse curso visou aprimorar as habilidades em preceptoria para profissionais de saúde e contribuir para a qualificação desses trabalhadores. Com 1.700 vagas oferecidas, 1.119 alunos foram certificados, sendo 112 com qualificação, 60 com aperfeiçoamento, e 947 (60,7%) como especialistas em Preceptoria Multiprofissional. Entre os especialistas, 78 (8,2%) eram médicos.
Diante desse cenário, e em resposta à demanda da SGTES, o projeto atual propõe a realização de um curso de especialização em preceptoria de residência médica com alcance nacional, utilizando metodologias ativas e no formato EAD. Para alcançar os resultados esperados, o plano de trabalho prevê 28 meses de execução durante o triênio 2024-2026.
O objetivo é fortalecer as habilidades de preceptores, supervisores, residentes do último ano e demais profissionais médicos envolvidos na formação dos residentes.
Além disso, o projeto visa:
O curso é especialização lato sensu, na modalidade EAD, com duração de 360 horas, direcionada a preceptores, supervisores, residentes do último ano e outros profissionais médicos que atuam nos espaços de formação dos programas de residência e que desejam aperfeiçoar suas habilidades em preceptoria. O objetivo dessa especialização é capacitar esses profissionais, aprimorando suas competências para atuar de forma qualificada como preceptores.