O projeto IntegraVisa surgiu no triênio 2015-2017 para apoiar a qualificação das ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), com foco em definir padrões a serem seguidos por União, estados e municípios e resultando nos Planos de Harmonização, Descentralização e Gerenciamento.
Em continuidade, o triênio 2018-2020 foi dedicado a desenvolver um Guia para apoiar a implantação de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em unidades do SNVS, exigência legal para execução de ações de maior risco e complexidade pelas Visas.
No atual triênio de 2021-2023, o projeto está estruturado para aplicar o Guia de SGQ em Visas estaduais e municipais, em ciclos de autoimplantação orientada, e para desenvolver, de forma pioneira, o apoio à certificação de Visas com base na norma ABNT NBR ISO 9001.
Objetivos Específicos:
Principais entregas:
Justificativa e relevância do projeto para o SUS
O projeto IntegraVisa, partindo da publicação do Guia de SGQ, vem aplicando um método para autoimplantação de SGQ em unidades de Vigilância Sanitária do Brasil, contribuindo para qualificar a gestão das ações no SNVS, que, por sua vez, tem impacto direto no desenvolvimento de atividades produtivas estratégicas para a economia, como o setor farmacêutico e de produtos para saúde.
A fim de alcançar os objetivos delineados no projeto, aplicam-se os seguintes métodos:
Por se tratar de um projeto de continuidade, devem ser mencionados os resultados alcançados no triênio 2015-2017 – Subsídios para o Plano de Harmonização das ações críticas no SNVS, Subsídios para a descentralização das ações críticas no SNVS e Subsídios para o Plano de Gerenciamento das ações de Visa.
Durante o triênio 2018-2020, foi idealizado, desenvolvido e testado o Guia de SGQ para o SNVS, junto a quatro Vigilâncias Sanitárias - Paraná, Curitiba, Minas Gerais e Belo Horizonte. No ano de 2020, o documento foi publicado, tendo funcionado como ferramenta para implantação de Sistema de Gestão da Qualidade desde então.
A partir da aplicação do Guia e dos métodos de execução do projeto neste triênio 2021-2023, envolvendo capacitação e apoio direto à implantação, os resultados do projeto estão relacionados à implantação de processos e requisitos do SGQ em 24 Visas em todas as regiões do Brasil.
A indução da cultura de Gestão da Qualidade na Anvisa e o desdobramento no âmbito do SNVS vem proporcionando uma visão sistêmica sobre a qualificação da gestão a partir da implantação de requisitos e práticas voltados ao cumprimento dos requisitos próprios de um SGQ.
Ana Paula Marques de Pinho - Diretora Executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Wilma Madeira - Gerente de Projetos
Bruno Lopes Zanetta - Coordenador de Projetos
Ana Flávia Silva - Analista de Projetos
Fernanda Barrieli - Assistente Administrativo
Flávia Bueno - Analista de Qualidade
Girlene dos Santos Almeida - Analista de Projetos
Igor Borysow - Pesquisador
Luiza Martins - Analista de Qualidade
Cláudio Medeiros - Consultor Gestão da Qualidade
Danila Barca - Consultora Vigilância Sanitária
Mônica Baeta - Consultora Gestão da Qualidade
Flavia Freitas de Paula Lopes - Consultora Vigilância Sanitária
Hoberg Dutra Leocádio - Consultor Gestão da Qualidade
Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária - ASNVS/Anvisa.