Resumo

Os serviços de urgência e emergência no país exigem cada vez mais profissionais aptos para trabalhar em equipe, preparados para atender uma infinidade de condições clínicas e capazes de dar diagnósticos precisos e tratamentos adequados com agilidade.

Sendo assim, o projeto Qualificação de Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Urgências e Emergências com Simulação Realística foi criado para capacitar profissionais de saúde do SUS, no âmbito do atendimento de urgências e emergências adulto e pediátrica, utilizando a simulação realística.

Entre os anos de 2018 e 2020, no total, foram capacitadas 95 turmas. Foram treinados mais de 3 mil profissionais do SUS, sendo 2.108 no curso de adultos e 1.680 no de pediatria.

Na média realizada para avaliação do curso, 95% dos participantes consideraram o treinamento como “excelente/bom”, principalmente no que se refere à questão da dinâmica que a metodologia da simulação proporciona aos participantes. 

Desta forma, a continuidade do treinamento elevará o conhecimento dos profissionais, podendo oferecer, de forma indireta, melhoria na qualidade da assistência e segurança no atendimento.

 


Introdução

O objetivo é capacitar profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do SUS no aprimoramento das atividades de assistência a crianças e adultos em situações de urgência e emergência, considerando profissionais atuantes no SAMU, professores dos centros de simulação realística de hospitais universitários, UPAs 24 horas e hospitais federais e universitários. O foco do projeto é qualificar a equipe para garantir a segurança do paciente, a partir das melhores práticas e condutas, de forma que possa atender as mais diversas condições clínicas, dar diagnósticos precisos e tratamento adequado. 

As capacitações do projeto serão realizadas em duas etapas, com formação online e presencial. O profissional realizará o conteúdo online como pré-requisito para participação presencial. O certificado será emitido mediante o cumprimento total da carga horária (16h) em cada curso.

Objetivos relacionados à urgência e emergência pediátrica:

  • Abordar os temas mais recorrentes nos serviços de emergência pediátrica, como infecções respiratórias, arritmias, choque séptico, parada cardiorrespiratória, entre outros;
  • Aprimorar conhecimento em técnica e indicação dos principais procedimentos emergenciais em pediatria;
  • Preparar e atualizar os participantes a realizarem o diagnóstico e abordagem dos principais temas de emergências clínicas;
  • Empregar os conhecimentos adquiridos na prática diária.
  • Objetivos relacionados à urgência e emergência adulto:

  • Abordar os temas mais recorrentes nos serviços de emergência, como síndromes coronarianas agudas, sepse, acidente vascular cerebral, entre outros;
  • Atualizar os participantes a realizarem o diagnóstico e abordagem dos principais temas de emergências clínicas.
  • Objetivos do Plano Nacional de Saúde vinculados ao projeto:

  • Objetivo 07: promover a produção e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, análises de situação de saúde, inovação em saúde e a expansão da produção nacional de tecnologias estratégicas para o SUS;
  • Objetivo 10: promover, para as necessidades do SUS, a formação, a educação permanente, a qualificação, a valorização dos trabalhadores, a desprecarização e a democratização das relações de trabalho.
  • Políticas públicas vinculadas:

  • Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS):
  • VI - apoio à formação e à educação permanente em promoção da saúde para ampliar o compromisso e a capacidade crítica e reflexiva dos gestores e trabalhadores de saúde, bem como o incentivo ao aperfeiçoamento de habilidades individuais e coletivas, para fortalecer o desenvolvimento humano sustentável;
  • VIII - promover processos de educação, formação profissional e capacitação específicas em promoção da saúde, de acordo com os princípios e valores da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), para trabalhadores, gestores e cidadãos;
  • Os resultados e impactos do projeto de qualificação para o SUS poderão ser observados com a melhora da prática clínica em situações de urgências e emergências e a redução da mortalidade.

     


    Métodos

    O projeto está dividido em dois momentos:

  • Capacitação dos profissionais: aulas focadas no atendimento de urgências e emergências, proporcionando aos profissionais participantes a ampliação e atualização dos seus conhecimentos no escopo de atendimento adulto e pediátrico. Cada programa conta com a carga horária de 16 horas, sendo 8 horas de encontro assíncrono, com vídeo-aulas e demonstração de habilidades, e 8 horas de interações práticas presenciais, com cenários de simulação realística e interação com especialistas para discussão de casos e raciocínio clínico. Serão executadas duas temáticas de turma distintas: uma urgência e emergência adulta e outra pediátrica.
  • Capacitação de multiplicadores: focado em aplicar a metodologia de simulação realística para elaborar atividades de educação continuada nos serviços de urgência e emergência. A técnica possibilita que o profissional multiplique os conhecimentos adquiridos. Compreende a carga horária de 16 horas presenciais, com interações de cenários de simulação realística.
  • Durante o triênio, serão realizadas 106 turmas: 48 do projeto de urgências e emergências pediátricas, 48 do projeto de urgências e emergências em adultos e 5 turmas de multiplicadores para cada projeto. Serão oferecidas 40 vagas por turma.

     

     


    Resultados

    Principais Resultados: 

  • O projeto teve como objetivo qualificar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas atuantes nos serviços da Rede de Atenção às Urgências do SUS com foco na assistência de pacientes em urgência e emergência adulto e pediátrica visando as melhores práticas e condutas estabelecidas nos principais guidelines;
  • Os treinamentos foram desenhados de forma a abordar temas mais recorrentes nos serviços de emergência com carga horária total de 16 horas, sendo 08 horas de encontro assíncrono (vídeo aulas e demonstração de habilidades) e 08 horas de aprendizagem com interações práticas presenciais com cenários de simulação realística e interação com especialista para discussão de casos e raciocínio clínico. Os treinamentos foram realizados na Unidade Einstein de Ensino Paulista;
  • Ao longo do triênio 2021-2023, foram realizadas 48 turmas de Urgências e Emergências Adulto onde 1.849 profissionais foram treinados e 48 turmas de Urgências e Emergências Pediátricas com 1.824 profissionais foram capacitados. Além disso, 288 profissionais participaram de turmas de capacitação em simulação a fim de que pudessem multiplicar o conhecimento adquirido no projeto para suas equipes locais utilizando este método de ensino-aprendizagem. Outros 66 profissionais tiveram a oportunidade de participar do IV Simpósio Internacional Einstein de Simulação;
  • Pudemos observar ao longo do projeto que os treinamentos realizados contribuíram de forma positiva no desenvolvimento destes profissionais, uma vez que houve aumento na taxa de aquisição de conhecimento dos profissionais capacitados. Este dado foi analisado ao comparar os resultados obtidos na avaliação de aprendizagem teórica, aplicada antes e após a participação no treinamento. Além do conhecimento teórico, todos os participantes realizaram uma validação prática individual da manobra de ressuscitação cardiopulmonar onde puderam receber feedback em relação a eficácia da manobra realizada, o que impacta diretamente na melhor assistência prestada ao paciente.

  • Equipe

    • Hospital Israelita Albert Einstein

      Liderança

      Joyce Kelly Barreto Silva - Hospital Israelita Albert Einstein

      Thomaz Bittencourt Couto - Hospital Israelita Albert Einstein

      Rafael Rafaini - Hospital Israelita Albert Einstein


      Equipe

      Mariana Santos Alecrim Molina - Hospital Israelita Albert Einstein

      Dourival Sabino Gomes Filho - Hospital Israelita Albert Einstein

      Midia Martinez Matias - Hospital Israelita Albert Einstein

      Elisabeth Cristina Araujo - Hospital Israelita Albert Einstein

      Olivia Cristiane Nascimento Silva - Hospital Israelita Albert Einstein

      Keila Regina Alexandre E Alves - Hospital Israelita Albert Einstein

      Luana Andrade Nunes - Hospital Israelita Albert Einstein

      Monica Alvarenga Amaral - Hospital Israelita Albert Einstein

      Isabella Muniz de Oliveira Santos - Hospital Israelita Albert Einstein


      Colaboração

      Área Técnica

      SAES - Departamento de Atenção Hospitalar e Domicílio de Urgência - DAHU


    Indicadores

    3959
    Profissionais
    capacitados

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