Notícias

Conheça a iniciativa do PROADI-SUS que contribui com o diagnóstico e mapeamento de pacientes com doenças raras em todo o Brasil

Conheça a iniciativa do PROADI-SUS que contribui com o diagnóstico e mapeamento de pacientes com doenças raras em todo o Brasil

Todos os anos, o Dia Mundial das Doenças Raras é celebrado no último dia de fevereiro. A data busca trazer visibilidade a um conjunto de mais de 9.600 enfermidades distintas que, apenas no Brasil, acometem cerca de 13 milhões de indivíduos. Em sua maioria, essas doenças representam um grande desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS), que ainda carece de técnicas avançadas para o diagnóstico e tratamento desses pacientes. 

Diante desse cenário e visando apoiar a inserção do sequenciamento completo do genoma humano – isto é, a leitura de todo o DNA de um indivíduo – em pacientes com doenças raras, o projeto Genomas Raros irá sequenciar o DNA de mais de 8.000 pacientes, até 2023, para favorecer o diagnóstico e avaliar o risco de doenças genéticas hereditárias nesse grupo – incluindo síndromes de risco, como alguns tipos de câncer. Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o Hospital Israelita Albert Einstein lidera a iniciativa em parceria com o Ministério da Saúde. 

O projeto oferece diagnóstico genético aos pacientes e seus familiares, acelerando o diagnóstico e melhorando a vida de milhares de pessoas. 

Os benefícios para o SUS:

Além de garantir o diagnóstico mais rápido dessas enfermidades – o que é essencial para salvar vidas –, a iniciativa diminui a necessidade de deslocamento dos pacientes para os grandes centros, onde são realizados exames de maior complexidade. Os dados adquiridos durante o projeto servem como apoio ao banco de dados do genoma da população brasileira, programa do Governo Federal, e dá base aos avanços contínuos no SUS, viabilizando cada vez mais projetos de pesquisa na área genética.

Últimas notícias

Três estudos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz foram apresentados no Health Technology Assessment International (HTAi) 2025, um dos principais eventos internacionais de Avaliaç…