Atividade educacional de discussões de casos complexos em Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas na telemedicina é convertida em livro digital

Atividade educacional de discussões de casos complexos em Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas na telemedicina é convertida em livro digital Atividade educacional de discussões de casos complexos em Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas na telemedicina é convertida em livro digital

Após um ano de atividades educacionais propostas pelo projeto “Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva por Telemedicina - TeleUTI”, o Hospital Moinhos de Vento lançou um livro digital que reúne as principais informações sobre diversos estudos de casos complexos atendidos em Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas (UTIP) com base no atendimento remoto. O material foi elaborado para ser utilizado por profissionais da saúde como apoio nas tomadas de decisão no dia a dia, como um disseminador de conhecimento. A coletânea de casos discutidos nesta atividade de educação proposta pelo projeto, conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), está presente no ebook "Casos Complexos em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica: uma perspectiva da telemedicina", que pode ser acessado clicando neste link https://teleutip2.hmv.org.br/livro/


Os casos descritos no livro são oriundos de UTIP de hospitais dos estados de Tocantins, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Entre julho de 2019 e outubro de 2020, foram realizados 13 encontros com uma hora de duração que resultaram na descrição da conduta clínica de profissionais em situações do dia a dia do hospital. As apresentações ocorreram com auxílio de recurso audiovisual com duração de 15 minutos para exposição do caso e 45 minutos de discussão mediada por médicos especialistas na temática apresentada.


De acordo com a médica Luciane Gomes da Cunha, uma das coordenadoras da elaboração do livro, nesses encontros, os médicos especialistas discutiam simultaneamente o caso em questão e era muito enriquecedor para todos. Em especial, para os profissionais dos centros participantes do projeto, pois era uma oportunidade de acesso à opinião de profissionais referência nas especificidades de cada caso discutido.


Nesta pandemia, por exemplo, tivemos um dos centros participantes com um número significativo de patologia Covid-19 em crianças - o que não se teve em nenhuma outra parte do país. Foi muito rico discutir com eles, porque foi uma realidade que estava distante da nossa. São especialistas de ponta discutindo realidades diferentes do que estão acostumados e que se aproxima por meio da tecnologia. Temos outro centro participante onde tem internações de indígenas, que com frequência têm picadas de cobra – uma realidade distante da nossa no Sul. Percebemos que, publicando o livro, teremos questões de patologias que talvez não seja o dia a dia na prática de muitas pessoas, de muitos profissionais, que podem ser abordadas sob diversos aspectos.", afirma.


Sobre o projeto

O estudo sobre o impacto da utilização da telemedicina em UTI mostrou que o uso desta tecnologia pode reduzir as taxas de mortalidade e, de acordo com os relatos das equipes dos centros participantes, há uma satisfação em participar deste programa. Além disso, referem que é  notável a satisfação por parte dos familiares dos pacientes atendidos por telemedicina.    Iniciado em novembro de 2018, o projeto, que utiliza a telemedicina para promover a educação à distância e discussão de casos clínicos, visando a sistematização do atendimento em UTIs de todo o Brasil, já capacitou mais de mil profissionais por meio de 53 encontros em atividades educacionais.


"O projeto tem uma proposta desafiadora visto que temos unidades com diferentes perfis participando em todo o país. Além disso, provamos a  aproximação destes profissionais ao uso da tecnologia, uma necessidade atual. Por estarem diariamente focados na assistência, na prática, disponibilizar um tempo para parar e se aproximar de conteúdo científico é um desafio que traz uma rica troca de experiências. O conteúdo científico muitas vezes se torna inacessível a diferentes públicos e, neste projeto, conseguimos aproximar a ciência da prática profissional", afirma a pesquisadora do projeto, Hilda Maria Constant.


Para o chefe do serviço de pediatria do Hospital Moinhos de Vento, João Ronaldo Krauzer, o uso da telemedicina nas UTI Pediátricas tem permitido a redução de 50% da mortalidade em determinados casos. Krauzer reforça, ainda, que o trabalho multidisciplinar garante a prática da medicina de melhor qualidade em qualquer estrutura hospitalar. "A magnitude desse projeto é o fato de poder levar medicina, terapia intensiva pediátrica de excelente qualidade para locais onde o acesso seria impossível. A escolha das unidades participantes foi baseada na necessidade do serviço, não só necessidade técnica, mas de formação na parte científica também", diz.

Saiba mais sobre o projeto em https://hospitais.proadi-sus.org.br/projetos/71/teleutip 



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