Como parte do processo de fortalecimento da Transformação Digital no Sistema Único de Saúde (SUS), em agosto, foi realizada a Oficina de Inovação da Caderneta de Saúde Digital da Pessoa Idosa. Durante três dias, idosos, familiares, cuidadores e especialistas se reuniram para cocriar novas funcionalidades para a Caderneta de Saúde Digital da Pessoa Idosa. O objetivo foi compreender necessidades reais, trocar experiências e pensar em soluções que tornem o cuidado em saúde mais acessível, humano e inovador.
Ao longo da oficina, foram mapeados hábitos, barreiras e oportunidades, que servirão de base para o desenvolvimento de uma ferramenta digital mais completa e inclusiva. O encontro também se consolidou como um espaço de inovação colaborativa e escuta ativa, representando um passo importante para que os serviços digitais em saúde estejam cada vez mais alinhados às demandas da população idosa e de seus cuidadores.
A iniciativa é liderada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que apoia por meio do projeto Fortalecimento das Ações Estratégicas em Saúde Digital no SUS (FASES) do Proadi-SUS.