Conheça a iniciativa do Hcor pelo PROADI-SUS que auxilia os gestores de saúde na tomada de decisões no SUS

Conheça a iniciativa do Hcor pelo PROADI-SUS que auxilia os gestores de saúde na tomada de decisões no SUS Conheça a iniciativa do Hcor pelo PROADI-SUS que auxilia os gestores de saúde na tomada de decisões no SUS

As políticas públicas são fundamentais para o funcionamento da gestão e do planejamento em saúde por auxiliarem na execução dos serviços e distribuição de recursos. Nesse contexto, as evidências científicas são essenciais para embasar as melhores decisões a serem tomadas por gestores da área.  

Objetivando auxiliar o poder público na elaboração e revisão dessas políticas, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o Hcor, em parceria com o Ministério da Saúde/DECIT, executa desde 2018 o projeto Desenvolvimento, Implementação e Disseminação de Políticas Informadas por Evidências (PIE), que fornece insumos para a criação de métodos e estratégias inovadoras à saúde pública. “Há muitas lacunas entre a produção dos resultados de pesquisa e a implementação desses na tomada de decisão – seja na elaboração, produção, monitoramento ou avaliação das políticas públicas”, explica Tatiana Yonekura, especialista de projetos do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde (LICS Hcor). 
 

A iniciativa atua com foco na elaboração de estudos científicos, diretrizes metodológicas e na capacitação de profissionais dos Núcleos de Evidências (NEvs), centros de referência na produção ou adaptação das evidências internacionais e locais, em todo o Brasil. 

Como o projeto funciona: 

As PIE identificam as melhores evidências científicas para serem apresentadas aos gestores de acordo com uma demanda específica ou uma condição prioritária de saúde. Estes resultados irão subsidiar a formulação e implementação das políticas públicas formuladas posteriormente, como explica a especialista: “A partir da priorização de um problema, as evidências adquiridas pela iniciativa servirão como base à tomada de decisão dos gestores, de maneira mais assertiva e que promova a qualidade de vida, segurança e satisfação do paciente no SUS”. 

As conclusões de cada pesquisa e decisões tomadas são traduzidas e resumidas pelas PIE no Instituto de Ensino Hcor, para serem apresentadas à gestão pública, garantindo a tradução e disseminação do conhecimento. 

Pelo PROADI-SUS, o Hcor disponibiliza um curso introdutório de PIE, que busca apresentar e implementar metodologias padronizadas, com uma linguagem mais simples para que diversas esferas consigam se apropriar do uso de evidências em diversos contextos da saúde. 

 



Assine a Newsletter