Fortalecendo a Gestão do SUS na Paraíba: Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Secretaria de Saúde unem esforços

Fortalecendo a Gestão do SUS na Paraíba: Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Secretaria de Saúde unem esforços Fortalecendo a Gestão do SUS na Paraíba: Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Secretaria de Saúde unem esforços

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, realizou a primeira Oficina do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual 2025 (Fortalece SES). A iniciativa tem como principal objetivo aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, promovendo maior eficiência e qualidade nos serviços prestados à população.

O seminário foi um espaço de análise e reflexão sobre a mortalidade materno-infantil na Paraíba, tema escolhido como foco estratégico pela secretaria para qualificar sua gestão e aprimorar as entregas à sociedade. Durante o evento, foram apresentados dados e indicadores do plano estadual de saúde relacionados a essa questão, além de estratégias e projetos em andamento para enfrentá-la. Como resultado, foram formuladas propostas de melhoria, incluindo a revisão dos indicadores de monitoramento dessa problemática.

Além da integração com outras estratégias desenvolvidas no estado, um dos destaques do encontro foi a participação das equipes das regionais de saúde, responsáveis pela implementação das políticas públicas nos territórios. Essa presença foi fundamental para ampliar a compreensão dos desafios enfrentados pelo estado na redução da mortalidade materno-infantil, contribuindo para uma gestão mais qualificada e orientada a resultados concretos.

O projeto Fortalece SES integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. Seu propósito é fortalecer a gestão estadual do SUS por meio do planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde, e apoio a governança regional das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Uma diretriz essencial do projeto é a articulação entre os profissionais das regionais de saúde e aqueles que atuam no nível central, promovendo uma gestão mais integrada e eficiente das políticas de saúde no estado.

 



Assine a Newsletter