Conheça as pesquisas do PROADI-SUS que contribuem para a criação de políticas públicas de saúde. Confira o vídeo!

Conheça as pesquisas do PROADI-SUS que contribuem para a criação de políticas públicas de saúde. Confira o vídeo! Conheça as pesquisas do PROADI-SUS que contribuem para a criação de políticas públicas de saúde. Confira o vídeo!

As pesquisas na área da saúde são essenciais para o embasamento de políticas públicas. Por meio delas, são identificadas intervenções e tratamentos para doenças comuns, como o diabetes, que acomete cerca de 16,8 milhões de adultos no país1, e a hipertensão, que atinge aproximadamente 35% da população brasileira². 

Visando auxiliar o poder público na formulação dessas diretrizes, os hospitais membros do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde, executam diversos estudos, que buscam, por meio de evidências científicas, alternativas para o cuidado dos pacientes no SUS, garantindo o acesso à saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

Confira, no vídeo abaixo, o depoimento da Dra. Eliana Wendland a respeito do estudo epidemiológico sobre a prevalência nacional de infecção pelo HPV, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento; e as iniciativas da Academic Research Organization (ARO), do Hospital Israelita Albert Einstein.

Vídeo: Por que projetos de pesquisa são importantes para criação de políticas públicas? - YouTube.

 

Referência: 

1. Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), 10ª edição, 2021;

2. da Silva, Alan Herto, et al. "Dieta Hiperlipídica e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS): revisão sistemàtica sobre os fatores de risco." Revista Científica UNIFAGOC-Saúde 5.2 (2021): 17-29



Assine a Newsletter