Conheça o projeto Cuida APS, do PROADI-SUS, que oferece qualificação a gestores e profissionais da Atenção Básica à Saúde no SUS. Faça sua inscrição!

Conheça o projeto Cuida APS, do PROADI-SUS, que oferece qualificação a gestores e profissionais da Atenção Básica à Saúde no SUS. Faça sua inscrição! Conheça o projeto Cuida APS, do PROADI-SUS, que oferece qualificação a gestores e profissionais da Atenção Básica à Saúde no SUS. Faça sua inscrição!

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um grande desafio à saúde pública, tanto pela sua alta incidência como pela velocidade em que essas enfermidades se tornam, cada vez mais, comuns. As DCNT, atualmente, já representam mais de 70% das causas de mortalidade em todo o Brasil1

Diante desse cenário, e visando qualificar gestores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde, conduz a iniciativa Cuida APS, que objetiva fortalecer o cuidado de pessoas com fatores de risco e/ou doenças crônicas na APS do SUS. Dois cursos na modalidade de educação à distância (EaD) são oferecidos pelo projeto que, até 2023, irá qualificar mais de sete mil gestores e profissionais de assistência em todo o país.

Flávia Landgraf, coordenadora do Cuida APS, explica a importância do projeto para o sistema público de saúde: “O projeto é resultado do cenário que se apresenta no Brasil. Condições crônicas - como hipertensão, diabetes, excesso de peso e sedentarismo - são muito comuns  em nosso país e atingem pessoas de diferentes camadas socioeconômicas, inclusive grande parte da população que é usuária exclusiva do sistema público de saúde. Promover a capacitação dos profissionais da atenção primária à saúde, que é a porta de entrada do SUS, é garantir um atendimento de maior qualidade a essas pessoas”, explica Flávia Landgraf, coordenadora da iniciativa. 

Os cursos serão acompanhados por profissionais de saúde de diferentes categorias, especialistas em Atenção Primária. Nas formações, os profissionais serão incentivados a  desenvolver as competências voltadas à prática do cuidado em saúde, à tomada de decisão clínica e à gestão dos serviços da APS. “Todas as nossas atividades são desenvolvidas para promover a melhoria no atendimento à população na APS. De forma coordenada e ordenada, atuamos de acordo com o princípio da integralidade do SUS, a fim de aprimorar os serviços prestados à população e ampliar a resolutividade da APS ”, conclui a líder do projeto. 

Além de desenvolver os materiais de ensino e acompanhar os alunos durante a formação, a equipe técnica do projeto Cuida APS também é responsável por acompanhar alguns profissionais em seus municípios, apoiando  as mudanças de práticas  nas unidades de saúde. 

Curso de aperfeiçoamento EaD:  Qualificação do processo de trabalho e do cuidado de pessoas com condições crônicas na APS.

Número de vagas: 2.340;

Período de inscrição: 23 de março a 25 de abril de 2022;

Início e término do curso: de maio/2022 a março/2023; 

Carga horária: 121 horas;

Público-alvo: Profissionais da assistência da APS (assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, cirurgiões dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, profissionais de educação física, psicólogos, técnicos de enfermagem, técnicos de saúde bucal, terapeutas ocupacionais).

Objetivo: Apoiar e capacitar profissionais da assistência da APS no SUS com a finalidade de fortalecer a APS e qualificar o cuidado das pessoas com condições crônicas e/ou com fatores de risco nos municípios do país. 

 

Requisitos:

 

Curso de extensão EAD: Gestão dos Serviços da APS e o monitoramento do cuidado das pessoas com condições crônicas 

Número de vagas: 2.500 (primeira oferta);

Período de inscrição: 01 de abril a 03 de maio de 2022  

Início e término do curso: de junho a novembro 2022 (primeira oferta) 

Carga horária: 48 horas;

Público-alvo: Gestores cujas atividades estejam relacionadas à Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde (AB/APS) e demais trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) interessados na atuação da gestão da AB/APS.

Objetivo: Qualificar a gestão da Atenção Primária à Saúde para o cuidado das pessoas com condições crônicas através da melhoria dos processos de trabalho das equipes de saúde.

Requisitos:

 

Para mais informações, acesse o portal dos Hospitais PROADI-SUS.

 



Assine a Newsletter