Dia Internacional da Pessoa Idosa: conheça a iniciativa do PROADI-SUS que oferecerá capacitação a 5.400 profissionais do SUS na atenção e cuidado ao idoso até 2023

Dia Internacional da Pessoa Idosa: conheça a iniciativa do PROADI-SUS que oferecerá capacitação a 5.400 profissionais do SUS na atenção e cuidado ao idoso até 2023 Dia Internacional da Pessoa Idosa: conheça a iniciativa do PROADI-SUS que oferecerá capacitação a 5.400 profissionais do SUS na atenção e cuidado ao idoso até 2023

Em 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso, data que busca sensibilizar a sociedade para questões do envelhecimento e necessidades de proteção e cuidado da população idosa que, seguindo um fenômeno mundial, tende a crescer de maneira acelerada todos os anos. 

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 75% da população idosa depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de consultas e acompanhamento de sua saúde1. E por esse motivo, garantir o atendimento qualificado e boas práticas no sistema público de saúde é essencial para o cuidado integral dessa parcela da população.


O Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o Ministério da Saúde via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), já capacitou, somente em 2021, cerca de 2.500 profissionais em 14 Unidades Federativas do país por meio do programa de “Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa”. Para o triênio 2021-2023, a meta é a qualificação de pelo menos 5.400 profissionais.


Desde 2009, o projeto auxilia e qualifica profissionais do SUS no atendimento especializado à pessoa idosa e, para a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa - COSAPI, do Ministério da Saúde, a iniciativa tem uma grande relevância para a saúde pública: 

A existência de práticas e protocolos assistenciais de excelência no acompanhamento ao idoso é de extrema importância para o Sistema Único de Saúde (SUS). É por meio desse tipo de iniciativa que garantimos o cuidado integral à saúde da pessoa idosa.  


As aulas são ministradas por especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein - neste momento, na modalidade de educação à distância (EaD) -, com mais de 120 horas de conteúdo focado na organização e qualificação da Rede de Atenção à Saúde para equipes multidisciplinares –em especial aos profissionais da atenção primária–, acompanhadas por tutores durante todo o curso. 


Os profissionais recebem, ao iniciar as aulas, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e sua ficha espelho, como ferramenta  para a avaliação multidimensional, a fim de auxiliá-los no desenvolvimento de ações de cuidado  integral. 


A líder da iniciativa, Sandra Alves Barbosa, acredita que o conhecimento desenvolvido no projeto é fundamental para garantir práticas mais humanizadas no atendimento à pessoa idosa: 

A capacitação equaliza a qualidade do serviço de assistência ao idoso de norte a sul do país. Quando levamos as mesmas orientações para os serviços de saúde, estabelecemos uma medida justa a toda a população. Além disso, é perceptível a sensibilidade que os alunos desenvolvem ao passar pelo projeto, oferecendo melhor acolhimento do ponto de vista clínico, psicossocial e funcional”, afirma. 


Todos os alunos são avaliados pela incidência de evolução dos quadros apresentados pelos pacientes em suas regiões e, após a finalização do curso, recebem um certificado que assegura o exercício das práticas aprendidas. Também são oferecidas teleconsultorias coordenadas por equipes multidisciplinares do Hospital Israelita Albert Einstein, oferecendo a troca de aprendizado mútuo e contínuo entre profissionais de todo o Brasil. Por fim, estão previstas consultorias especializadas na prevenção, manejo e cuidados com a pessoa idosa que tenha se recuperado da COVID-19, auxiliando os profissionais no enfrentamento à pandemia. 


Após os encontros, as equipes são orientadas a realizar avaliações multidimensionais, permitindo a compreensão ampliada e integral do estado de saúde e acompanhamento médico da pessoa idosa, a fim de garantir a autonomia e independência em suas atividades cotidianas. 

“Ter hoje, no SUS, práticas e profissionais preparados para esse tipo de atendimento é oferecer uma maior qualidade de vida a todos nós no futuro”, conclui Sandra.


Referência: 
1. Ministério da Saúde – www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53550-no-dia-internacional-do-idoso-estudo-inedito-revela-dados-sobre-o-perfil-de-envelhecimento-da-populacao-no-brasil-2



Assine a Newsletter