Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, anualmente, são registrados mais de 80 mil novos casos e cerca de 6 mil mortes causados pela tuberculose. O país está entre os 30 com maior incidência da doença.
No âmbito do Proadi-SUS, o Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, visa contribuir com o fortalecimento do conhecimento sobre a tuberculose no país. O projeto está realizando dois estudos, um deles, o estudo TB PED, que investiga a prevalência da tuberculose em crianças e adolescentes com menos de 15 anos internados com sintomas respiratórios.
O TB PED está sendo conduzido em 22 centros distribuídos nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. Já foram coletados todos os dados de crianças e adolescentes hospitalizados por problemas respiratórios e continua sendo realizado o recrutamento de participantes ambulatoriais com suspeita de tuberculose.
Para aumentar a precisão diagnóstica, a pesquisa avalia o uso do escarro induzido, técnica que melhora a qualidade das amostras coletadas, reduz custos e garante maior segurança no procedimento. Até o dia 18 de março deste ano, foram realizadas 2.545 coletas de escarro induzido, atingindo 81% do total de amostras necessárias para conclusão da pesquisa.
O TB PED está no segundo triênio (2024-2026) e a expectativa é de que o estudo seja finalizado no próximo ano.