HCor apoia Programa de Residência do Ministério da Saúde pelo PROADI-SUS

HCor apoia Programa de Residência do Ministério da Saúde pelo PROADI-SUS HCor apoia Programa de Residência do Ministério da Saúde pelo PROADI-SUS

A qualificação de profissionais de saúde é essencial para uma assistência de qualidade para os milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, o PROADI-SUS têm diversos projetos focados em compartilhar o conhecimento de hospitais que são referência no Brasil com a rede pública.

Um exemplo é uma iniciativa que apoia as residências em área profissional da saúde, nas modalidades uni e multiprofissional, cujas bolsas são financiadas pelo Ministério da Saúde, a fim de favorecer a inserção qualificada de profissionais no SUS e contribuir com a melhoria da qualidade da assistência prestada no contexto do SUS.

Trata-se do projeto “Fortalecimento da Política Nacional de Atenção Básica através da qualificação dos programas de residência multiprofissional”. A iniciativa é liderada pelo HCor pelo PROADI-SUS, com enfoque na qualificação desses programas de residência com apoio pedagógico e orientação técnica.  

Ao todo, foram analisados 323 projetos pedagógicos em todo o território nacional, dos quais 87 programas de residência aderiram à iniciativa do HCor. Todos passaram por um diagnóstico por meio de visitas técnicas e grupos focais, com o objetivo de entender com profundidade as suas fortalezas e desafios. Este diagnóstico direcionou o suporte técnico-pedagógico de acordo com suas necessidades específicas. 

O projeto endereça então essas necessidades por meio de uma plataforma de aprendizagem, que contém vídeos, documentos e um fórum de discussão para troca de experiências. Além disso, o projeto promove Videoconferências Temáticas com especialistas e é responsável pela elaboração do Manual de Apoio às Instituições Proponentes de Novos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Até o momento, 49 COREMUs e 87 coordenadores de programas foram envolvidos no projeto, e mais de 250 profissionais participaram das videoconferências temáticas. 



Assine a Newsletter