HCor expande atuação de suporte a profissionais de saúde do SUS para o combate ao novo coronavírus em Minas Gerais

HCor expande atuação de suporte a profissionais de saúde do SUS para o combate ao novo coronavírus em Minas Gerais HCor expande atuação de suporte a profissionais de saúde do SUS para o combate ao novo coronavírus em Minas Gerais

O projeto “Implementação das boas práticas no manejo do paciente com síndrome respiratória aguda em decorrência da COVID-19”, do PROADI-SUS, já visitou 33 municípios em Minas Gerais, e a equipe do projeto tem visitado outras 15 localidades desde setembro.

São realizadas qualificações junto aos profissionais de saúde da rede pública quanto ao uso de ventiladores mecânicos em pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. “Esse treinamento é de extrema importância, pois muitos profissionais passaram a assumir novas funções para atender o grande volume de pacientes suspeitos e diagnosticados com a COVID-19, o que demanda habilidades específicas”, explica Gizelda Monteiro, gerente do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde do HCor (LICS-HCor).  

A iniciativa é executada pelo HCor em parceria com o CONASS e CONASEMS, e também oferta qualificação sobre definição de protocolos assistenciais, estruturação do fluxo de atendimento ao paciente com e sem covid-19, e conscientização do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros temas. 

Alguns dos municípios que receberam o projeto foram: Águas Formosas, Boa Esperança, Patos de Minas, São Gotardo, Uberaba, entre outros. Até o momento, 3.397 profissionais de saúde concluíram a qualificação, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares e técnicos de enfermagem.

Com a palavra: os profissionais do SUS

Os benefícios dessas qualificações são muitos. Além de reforçar a segurança dos profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, prevenindo infecção pelo novo coronavírus, também dá  suporte para os profissionais de saúde executarem seus trabalhos no dia a dia, contribuindo com a assistência ao paciente, como conta Juliana Oliveira, gerente administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Monte Belo. “Após o treinamento, temos muito mais clareza e segurança quanto ao momento que estamos vivendo”. 

Leandra, gestora de saúde do município de São Gotardo também compartilha sua percepção. “a equipe, a partir dessa capacitação, se tornou mais tranquila e mais segura e com certeza vamos colher muitos frutos positivos desse trabalho”, conclui

Confira a galeria, que mostra o projeto em execução em diversas regiões de Minas Gerais!



Assine a Newsletter