Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança Núcleo de Monitoramento de Avaliação para aperfeiçoar as iniciativas de apoio ao SUS

Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança Núcleo de Monitoramento de Avaliação para aperfeiçoar as iniciativas de apoio ao SUS Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança Núcleo de Monitoramento de Avaliação para aperfeiçoar as iniciativas de apoio ao SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por promover acesso à saúde da população brasileira, de maneira universal, integral, igual e justa. Com vistas a contribuir com o fortalecimento do SUS, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em parceria com o Ministério da Saúde, tem desenvolvido projetos de grande alcance, por meio do PROADI – SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). Esta parceria tem se consolidado cada vez mais, tornando evidente a importância da definição de indicadores que permitam avaliar o alcance dos resultados almejados.


Diante desta necessidade, a instituição vem implementando ações que visam avaliar as contribuições do seu portfólio de projetos ao SUS e à sociedade. Dentre estas ações, no último triênio (2018-2020) foi criado o Núcleo de Monitoramento e Avaliação (NM&A) que definiu oito indicadores transversais, que permitem avaliar as áreas em que cada projeto tem alcance e atuação, seja em maior ou menor nível. Para além de avaliar o alcance dos resultados do portfólio, o NM&A tem o desafio contínuo de identificar e apontar melhorias nessas iniciativas. 

A cada rodada avaliativa, ficam mais claros os meios de analisar os resultados e as possibilidades de ajustes. Ao final do triênio 2018-2020, contamos com a colaboração dos envolvidos com os projetos – coordenadores e técnicos do Ministério da Saúde, integrantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – na validação dos instrumentos e nas avaliações dos projetos vinculados a estas instâncias. Este processo possibilitará, a cada triênio, que o Hospital Alemão Oswaldo Cruz repense e aperfeiçoe a sua atuação na contribuição ao SUS, por meio do PROADI-SUS. 

Os canais dos Hospitais PROADI-SUS iniciaram uma série de postagens sobre esta temática. Para não perder nenhuma novidade e conhecer outros projetos, acompanhe nosso portal!

 



Assine a Newsletter