Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece cursos gratuitos voltados para avaliação de tecnologias em saúde

Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece cursos gratuitos voltados para avaliação de tecnologias em saúde Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece cursos gratuitos voltados para avaliação de tecnologias em saúde

A fim de fortalecer a área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz conduz o Projeto Desenvolvimento da Avaliação de Tecnologias em Saúde (DATS) por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Visando levar informações a pacientes e outros interessados no processo de incorporação de tecnologias no SUS, bem como capacitar profissionais da saúde, a iniciativa disponibiliza quatro cursos diferentes, desde ensinamentos básicos até conhecimentos avançados de ATS.

De acordo com a coordenadora técnica do projeto DATS, Cleusa Ferri, este “projeto oferece diversos cursos para pessoas com diversos níveis de conhecimento sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde, que se tornou indispensável para a tomada de decisão sobre a incorporação de tecnologias em saúde no SUS. O curso introdutório que é voltado para pacientes, pessoas que trabalham no judiciário, e outros profissionais iniciantes no tema, visa sensibilizar este público de como esses estudos são feitos e a sua importância para a tomada de decisão”. Ainda destaca que “a oficina de capacitação em metodologia GRADE, o curso sobre Pareceres Técnico-Científicos (PTC), o MBA em ATS e Economia da Saúde, o programa da Escola de Altos Estudos, assim como as Diretrizes Metodológicas, são voltados a profissionais que já trabalham na área e que querem avançar nesse conhecimento”.

Segundo o gerente de pesquisa de projetos da Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Haliton Oliveira, “os registros de novos medicamentos e produtos para a saúde, gerados localmente ou em outro país, passam pela avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas como avaliar se é possível assumir o custo adicional de novas tecnologias em um sistema único de saúde, levando em conta também a custo-efetividade e as necessidades e perspectivas de seus usuários? O programa visa oferecer ferramentas para que profissionais da área consigam fazer essa avaliação”.  “O programa vai além da capacitação, a iniciativa visa também orientar os profissionais sobre a elaboração de diretrizes que determinam como um estudo deve ser feito e quais as regras a serem seguidas, focando em garantir a homogeneidade nas entregas para o Ministério da Saúde”, completa Haliton.

Acoordenadora administrativa do projeto DATS, Lígia Spinel, destaca a importância de levar acesso a áreas carentes de conhecimento avançado, como as regiões norte, centro-oeste e nordeste do país. “De um lado, o projeto levará informações sobre a importância da ATS na tomada de decisão em saúde. Por outro, irá fomentar iniciativas de ATS no âmbito do SUS, levando acesso à saúde aos pacientes da rede pública”, afirma Lígia.

O MBA em Avaliação de Tecnologias em Saúde, que já está em sua sétima edição e é o mais concorrido, disponibiliza 30 vagas e foca em revisão sistemática e avaliação econômica. Já na Escola de Altos Estudos, os alunos terão a oportunidade de interagirem com pesquisadores renomados, nacionais e internacionais, para aprofundar os conhecimentos, trocar experiências e debater sobre assuntos da área.

Cursos de qualificação:


Os interessados de qualquer parte do Brasil podem realizar sua inscrição. Para mais informações, acesse: https://proadi-sus.org.br/projetos/84/dats



Assine a Newsletter