Hospital Moinhos de Vento capacita profissionais de Saúde da Paraíba para pesquisa sobre HPV

Hospital Moinhos de Vento capacita profissionais de Saúde da Paraíba para pesquisa sobre HPV Hospital Moinhos de Vento capacita profissionais de Saúde da Paraíba para pesquisa sobre HPV
O estudo STOP-HPV, que investiga a associação entre infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) e câncer de cabeça e pescoço, chegou ao Nordeste do Brasil. A equipe do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre-RS, que coordena a pesquisa formou nesta terça e quarta-feira (21 e 22) os profissionais da Saúde que farão a coleta de dados em Campina Grande, na Paraíba. Com a capacitação, as cinco regiões do país passam a integrar o projeto, realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SIstema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A Capacitação e Certificação de Centro Coparticipante do Projeto HPV formou sete profissionais da saúde da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP). A partir de agora, eles estão prontos para atuar na coleta de dados. O próximo centro a ser capacitado e certificado pela equipe do Stop-HPV será o Hospital do Baixo Amazonas, em Santarém-PA, no mês de março.

A pesquisadora do Hospital Moinhos de Vento, Eliana Marcia Wendland, explica que na formação também são simuladas situações de coleta de dados e amostras. “Com a inclusão da FAP no projeto, garantimos representatividade de todas as regiões do Brasil no Projeto Stop-HPV. Isso é fundamental no sentido de garantir que com os dados coletados teremos informações mais abrangentes no conjunto da população brasileira”, ressalta a médica.

STOP-HPV
A pesquisa investiga a associação entre infecção por HPV e câncer de cabeça e pescoço a partir de um estudo caso-controle no qual indivíduos com câncer de orofaringe serão comparados com o mesmo número de indivíduos sem câncer de orofaringe. Nesse estudo é incluído ao menos um hospital de cada região do Brasil. 
 
O projeto já capacitou 25 profissionais que serão responsáveis pela coleta de dados de 1.557 participantes nas 5 regiões do Brasil. A formação garante uma aproximação das equipes assistenciais dos centros com a prática da pesquisa no campo da saúde.
 
 


Assine a Newsletter