Hospital Moinhos de Vento disponibiliza cursos gratuitos na área de Pesquisa Clínica

Hospital Moinhos de Vento disponibiliza cursos gratuitos na área de Pesquisa Clínica Hospital Moinhos de Vento disponibiliza cursos gratuitos na área de Pesquisa Clínica

Em meio a uma pandemia como a do novo coronavírus, que já causou milhares de mortes, cientistas de todo o mundo buscam encontrar tratamentos ou vacinas que sejam eficazes na luta contra a doença. Com os olhos dos cidadãos e os noticiários voltados a uma possível saída a este problema, a pesquisa clínica adquire uma visibilidade ainda maior. Trata-se da execução de estudos com novos tratamentos, realizado em voluntários humanos, com o intuito de avaliar a eficácia e segurança dos medicamentos.

Neste contexto, é grande a necessidade de qualificação de profissionais que atuam na área. Com este objetivo, o projeto Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica disponibiliza cursos a distância e gratuitos, direcionados a profissionais que atuam ou desejam atuar com pesquisa em todo o país. Serão 14 cursos, totalizando 158h. Desses, cinco estão com inscrições abertas e outros nove serão disponibilizados nos próximos meses.

Segundo a líder do Projeto, Renata Kochhann, a abordagem do tema na prática é um dos pontos fortes dos cursos ofertados, com diversas ferramentas pedagógicas para facilitar o aprendizado. O aluno terá acesso a conteúdos que englobam desde o planejamento da pesquisa até a divulgação dos resultados. Não havendo exigências de pré-requisitos, os módulos dos cursos podem ser realizados de forma independente.

As qualificações recebem inscrições por meio deste link. O projeto é realizado pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS e já capacitou, por meio de seus cursos a distância, mais de 5 mil profissionais desde abril de 2020.

Confira os cursos disponíveis:

Prática clínica baseada em evidências e o contexto da pesquisa clínica

Duração: 4 horas

Ética em pesquisa clínica: aspectos práticos

Duração: 6 horas

Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado I: racional, objetivos e delineamento do estudo

Duração: 10 horas

Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado II: população, intervenções/exposições, randomização, desfecho e cegamento

Duração: 10 horas

Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado III: considerações estatísticas, éticas e operacionais

Duração: 10 horas

 



Assine a Newsletter