Em meio a uma pandemia como a do novo coronavírus, que já causou milhares de mortes, cientistas de todo o mundo buscam encontrar tratamentos ou vacinas que sejam eficazes na luta contra a doença. Com os olhos dos cidadãos e os noticiários voltados a uma possível saída a este problema, a pesquisa clínica adquire uma visibilidade ainda maior. Trata-se da execução de estudos com novos tratamentos, realizado em voluntários humanos, com o intuito de avaliar a eficácia e segurança dos medicamentos.
Neste contexto, é grande a necessidade de qualificação de profissionais que atuam na área. Com este objetivo, o projeto Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica disponibiliza cursos a distância e gratuitos, direcionados a profissionais que atuam ou desejam atuar com pesquisa em todo o país. Serão 14 cursos, totalizando 158h. Desses, cinco estão com inscrições abertas e outros nove serão disponibilizados nos próximos meses.
Segundo a líder do Projeto, Renata Kochhann, a abordagem do tema na prática é um dos pontos fortes dos cursos ofertados, com diversas ferramentas pedagógicas para facilitar o aprendizado. O aluno terá acesso a conteúdos que englobam desde o planejamento da pesquisa até a divulgação dos resultados. Não havendo exigências de pré-requisitos, os módulos dos cursos podem ser realizados de forma independente.
As qualificações recebem inscrições por meio deste link. O projeto é realizado pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS e já capacitou, por meio de seus cursos a distância, mais de 5 mil profissionais desde abril de 2020.
Confira os cursos disponíveis:
Prática clínica baseada em evidências e o contexto da pesquisa clínica
Duração: 4 horas
Ética em pesquisa clínica: aspectos práticos
Duração: 6 horas
Duração: 10 horas
Duração: 10 horas
Duração: 10 horas