Hospital Moinhos de Vento oferece cursos online gratuitos para profissionais de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica do SUS. Faça já sua inscrição!

Hospital Moinhos de Vento oferece cursos online gratuitos para profissionais de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica do SUS. Faça já sua inscrição! Hospital Moinhos de Vento oferece cursos online gratuitos para profissionais de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica do SUS. Faça já sua inscrição!

O Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), está com inscrições abertas para cinco novos cursos, na modalidade EaD, voltados para profissionais da área da saúde que atuam em Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas (UTIPs). A iniciativa faz parte do projeto TeleUTI e visa a aproximação do médico intensivista especializado, bem como de toda a equipe multidisciplinar da UTI do Hospital Moinhos de Vento, com os profissionais de UTIs de todo o Brasil através da telemedicina.

O intuito das aulas é qualificar e sistematizar o cuidado ao paciente crítico, por meio de atividades de educação continuada, discussões de casos clínicos e artigos científicos com evidências atualizadas. Todos os cursos possuem duração entre 2h e 4h, oferecidos de maneira integralmente gratuita e com prazos de inscrição até 20 de dezembro de 2021. 

Os cursos oferecidos são:

Para garantir sua inscrição e mais informações, acesse: edX - Moinhos de Vento (hospitalmoinhos.org.br)



O projeto TeleUTI:


A iniciativa teve início em 2018 com enfoque em UTI pediátricas. No triênio de 2021-2023 do PROADI-SUS, foram incorporadas as UTI neonatal e adulto, com o objetivo de prestar suporte qualificado às UTI em todo o país.  Além dos cursos disponibilizados a profissionais de saúde de todo o Brasil,
estão inclusas a produção de protocolos e rotinas multidisciplinares, bem como a capacitação técnica da equipe médico-assistencial. 


Ao todo, já foram mais de 9 mil pacientes-dia atendidos, mais de 1,2 mil atendimentos com especialistas, e mais de 1.050 profissionais de saúde capacitados em todo o Brasil. Além disso, destaca-se a redução de 50% na mortalidade nas UTIs após a atuação do projeto.  


Para o Dr. Felipe Cabral, coordenador de Saúde Digital no Hospital Moinhos de Vento, a iniciativa é inovadora e de grande valia ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde. “Este projeto está transformando a forma de usar a telemedicina no SUS. Convido a todos os profissionais de saúde atuantes em UTI pediátricas a contarem com o apoio estratégico da equipe de saúde digital do Hospital Moinhos de Vento para que juntos possamos salvar ainda mais vidas”. 


Assine a Newsletter