Hospital Moinhos de Vento, por meio do PROADI-SUS, inicia mapeamento genético para identificar casos de câncer de mama e próstata no Brasil

Hospital Moinhos de Vento, por meio do PROADI-SUS,  inicia mapeamento genético para identificar casos de câncer de mama e próstata no Brasil Hospital Moinhos de Vento, por meio do PROADI-SUS, inicia mapeamento genético para identificar casos de câncer de mama e próstata no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que em 2020 mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata e 60 mil de câncer de mama acometeram homens e mulheres em todo o Brasil1, sendo esses os tipos mais comuns da patologia entre ambos os sexos. 

Para auxiliar o sistema público de saúde na identificação e monitoramento dessas doenças, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde, executa o projeto “Onco-Genomas Brasil – Melhorando o prognóstico e tratamento de câncer no SUS”. A iniciativa é conduzida pelo Hospital Moinhos de Vento e faz parte do Programa Genomas Brasil do Governo Federal, e que auxilia o sistema público de saúde na identificação e monitoramento da doença. Serão selecionados 25 a 30 centros oncológicos de todo o país para integrar o projeto, e serão responsáveis por acompanhar 300 mulheres e 250 homens com a doença em estágio tumoral. 

Nosso objetivo principal é avaliar o perfil genético do câncer na população brasileira e, para isso, iremos iniciar com os dois cenários de maior prevalência de homens e mulheres: câncer de próstata e câncer de mama. O projeto possibilita um melhor entendimento dos aspectos passados hereditariamente e adquiridos para o desenvolvimento dos tumores”, explica a médica oncologista e responsável técnica da iniciativa, Dra. Daniela Dornelles Rosa.

O perfil escolhido dá-se pela possibilidade de tratamento dessas doenças, como afirma a especialista: “Escolhemos populações com doença de alto risco, mas, por outro lado, altamente tratável, a fim de associar os padrões genéticos dos pacientes e dos tumores com as respostas aos tratamentos instituídos”.

Será testada uma linha de cuidado oncológica baseada na inclusão do sequenciamento completo do exoma – exame genético que permite a identificação de mutações em partes específicas do DNA humano –, comumente utilizado para o rastreamento de doenças genéticas, tal como o câncer e patologias raras. Os dados coletados servirão como insumos ao SUS para melhor compreensão e acesso ao diagnóstico da doença, além de permitir um tratamento ainda mais preciso e personalizado, bem como construir uma linha de cuidado preditiva para pacientes com câncer de mama localmente avançado. 

Os benefícios para o SUS:

A iniciativa faz parte do Programa Genomas Brasil, do Governo Federal, e espera-se, ao final do projeto, que seus resultados beneficiem um mapeamento da ancestralidade da população, identificando a ocorrência e possibilitando o tratamento prévio de novos casos da doença, como explica o Dr. Gabriel Macedo,  analista de biologia molecular e responsável técnico do projeto: “Com o rastreamento concluído será factível verificar, a nível regional, a presença de alterações genéticas que possam explicar padrões de incidência distintas do câncer. Quanto mais pessoas participarem do mapeamento, mais contribuições teremos para que as próximas gerações não voltem a ter as mesmas dificuldades no enfrentamento dessas patologias”. 

A pesquisa irá alimentar um banco de genomas nacional com o intuito de colaborar com o rastreamento dos genes predisponentes ao câncer e a identificação de outros tumores além de mama e/ou próstata.  Após a conclusão do projeto, as evidências adquiridas irão embasar uma avaliação de custo-efetividade do tratamento de pacientes com tumores sensíveis no SUS, bem como comparar a efetividade da terapia curativa.

Referência: 

1. Instituto Nacional de Câncer (INCA) – Estatísticas de câncer | INCA - Instituto Nacional de Câncer.



Assine a Newsletter