Huddle, implementado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fortalece e acelera soluções nos hospitais públicos

Huddle, implementado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fortalece e acelera soluções nos hospitais públicos Huddle, implementado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fortalece e acelera soluções nos hospitais públicos

Reuniões rápidas, comunicação ágil e soluções imediatas: esse é o espírito do huddle, prática incorporada à rotina de hospitais públicos com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do projeto Lean nas Emergências, via Proadi-SUS. A iniciativa já demonstra resultados concretos para as equipes e, principalmente, para os pacientes.

Realizado duas vezes ao dia, o huddle reúne representantes de diferentes áreas – assistenciais, administrativas e de apoio – para compartilhar informações críticas e alinhar ações imediatas, como a falta de insumos, pendências de exames e previsão de altas.

O resultado? Mais integração entre as equipes, agilidade nas decisões e impactos diretos no cuidado ao paciente. Desde sua adoção, o huddle tem contribuído para reduzir gargalos importantes — como pendências que atrasavam altas hospitalares — e promovido um atendimento mais seguro, coordenado e resolutivo.

A estratégia já foi adotada em diversas instituições acompanhadas pelo projeto, são elas: Hospital e Maternidade Santa Isabel (SE), Hospital Inácio de Sá – Salgueiro (PE), Hospital Regional José Franco Sobrinho (SE), Hospital Universitário Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (SE), Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (PE), Santa Casa de Misericórdia de Barbacena (MG) e Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa (MG).

O Lean nas Emergências tem como objetivo qualificar os fluxos de atendimento e reduzir a superlotação nas portas de entrada dos hospitais do SUS, contribuindo para um sistema mais eficiente, seguro e centrado no paciente.



Assine a Newsletter