Inscrições abertas: projeto Hospital Seguro para a Pessoa Idosa recruta cinco instituições para participarem do programa até 8 de agosto!

Inscrições abertas: projeto Hospital Seguro para a Pessoa Idosa recruta cinco instituições para participarem do programa até 8 de agosto! Inscrições abertas: projeto Hospital Seguro para a Pessoa Idosa recruta cinco instituições para participarem do programa até 8 de agosto!

Estão abertas as inscrições para hospitais públicos e filantrópicos de todo o Brasil integrarem o projeto “Hospital Seguro para a Pessoa Idosa” - a iniciativa é conduzida pelo Hcor por meio do PROADI-SUS em parceria com o Ministério da Saúde. Serão selecionados cinco hospitais, um em cada região do Brasil, para início a partir do primeiro semestre de 2022. 

Gestores de Hospitais que tenham interesse em participar devem acessar o edital e preencher o formulário eletrônico disponíveis no site do Hcor até 8 de outubro de 2021: https://servicos3.hcor.com.br/redcap/surveys/?s=XKET4LTA73 

Critérios para inscrição:  

Para ser selecionado, o Hospital precisa atender os seguintes critérios:  


Após a seleção, serão realizadas entrevistas por teleconferências conduzidas por uma comissão formada pela liderança do projeto no Hcor e a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI), do Ministério da Saúde. Eventuais dúvidas podem ser direcionadas ao e-mail 
gsdantos@hcor.com.br ou para o telefone (11) 3053-6611 – ramal: 3372.  


Os resultados do processo seletivo serão divulgados após a escolha dos hospitais, juntamente com o calendário de atividades do projeto.
 



Sobre o programa: 
 

A iniciativa faz parte do projeto “Qualificação da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa nas Redes de Atenção à Saúde” e tem o objetivo de auxiliar hospitais na redução de complicações comuns a esta parcela da população, como quedas, lesão por pressão, broncoaspiração, delirium, contenção mecânica, desnutrição, iatrogenia medicamentosa, declínio funcional, permanência prolongada, reinternação precoce e morte evitável.  


Segundo o Dr. Daniel Apolinário, médico coordenador do projeto, o principal benefício oferecido ao SUS é a melhoria da qualidade da assistência destas instituições, que passam a se tornar referência no atendimento ao idoso em suas regiões.  
 


A qualificação visa tornar os profissionais mais aptos para a avaliação dos riscos, dando um olhar multidimensional e integral às equipes. A qualidade da assistência é melhorada por meio de atividades que são propostas durante toda a consultoria e o programa incentiva a criação de espaços seguros a reabilitação da pessoa idosa, acompanhando as especificidades de cada uma das síndromes geriátricas que, se não cuidadas, geram maiores complicações a qualidade de vida dessa parcela da população.”, afirma.  


O projeto é baseado em ações de capacitação aos profissionais, reorganização dos fluxos de atendimento, implementação de protocolos e ações coordenadas de gestão de casos readaptada às condições e recursos disponíveis no local. Todo o acompanhamento é feito por equipes multidisciplinares do Hcor, que fornecem consultorias aos hospitais participantes durante um período de 12 meses, além de fornecer um guia de implementação de práticas seguras, um caderno de capacitação e o acesso a um ambiente virtual de aprendizagem às equipes, assegurando o aprendizado constante durante a realização da qualificação. 
 

 



Assine a Newsletter