PROADI-SUS oferta formação para preceptores em todo o Brasil

PROADI-SUS oferta formação para preceptores em todo o Brasil PROADI-SUS oferta formação para preceptores em todo o Brasil

Com o objetivo de capacitar preceptores que atuam em Programas de Residência – os  professores e supervisores diretos que acompanham residentes nos cenários de prática  em suas atuações na assistência ao paciente , o HCor, por meio do PROADI-SUS, executa o projeto Programa de Formação Didático-Pedagógica para Preceptoria de Residência Multiprofissional em Saúde – RMS.

A iniciativa tem o objetivo de formar 250 preceptores durante o triênio 2018-2020. Com abrangência em todas as regiões do Brasil, principalmente Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o projeto foca em preceptores que atuam em programas de residências uni e multiprofissional. Participam da capacitação: enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais da saúde.

O projeto do PROADI-SUS traz retorno tanto para os preceptores, qualificando sua prática, quanto para a qualidade da formação dos residentes, como explica Stefanie Dechen, especialista de projetos do HCor . “O investimento em capacitação de profissionais de saúde é de extrema importância para formação de especialistas (residentes) mais qualificados, e indiretamente contribui para melhorar a qualidade da assistência ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). Outros benefícios são a contribuição para uma melhor distribuição e alocação regional de profissionais qualificados, além do apoio ao Ministério da Saúde no fortalecimento da política de expansão de residência em área profissional da saúde.”

A qualificação na prática:

O curso é online, por um período de aproximadamente seis meses e acontece por meio de uma plataforma digital. A cada semana um tema diferente é abordado, como políticas estratégicas de saúde no SUS, processo de ensino-aprendizagem, educação permanente e interprofissional, estratégias educacionais, avaliação do residente, entre outros, com atividades a serem realizadas.

A principal entrega do aluno é um diagnóstico situacional do próprio programa de residência. Trata-se da identificação de um problema de ordem pedagógica, e a partir deste problema, é desenvolvido um plano de ação para solucioná-lo.

Por fim, cada turma é acompanhada por um tutor, que também foi qualificado pelo projeto, e que realiza a mediação do aprendizado. 



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