Projeto Diagnóstico Precoce das Cardiopatias Congênitas garante o acesso rápido ao cuidado especializado para Cardiopatias Congênitos no Brasil

Projeto Diagnóstico Precoce das Cardiopatias Congênitas garante o acesso rápido ao cuidado especializado para Cardiopatias Congênitos no Brasil Projeto Diagnóstico Precoce das Cardiopatias Congênitas garante o acesso rápido ao cuidado especializado para Cardiopatias Congênitos no Brasil

Você sabia?
No Brasil, cerca de 24 mil crianças por ano - o que equivale a aproximadamente 1% dos nascidos vivos - são registradas com anomalias congênitas dentro do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC).

Entre essas condições, as cardiopatias congênitas destacam-se como o segundo tipo mais frequente, com uma prevalência de 16 casos para cada 10 mil nascidos vivos em 2022.

No âmbito do Proadi-SUS, o Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, está implementando o projeto Diagnóstico Precoce das Cardiopatias Congênitas.

O objetivo do projeto é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e à assistência a crianças com cardiopatias congênitas no Brasil, com base em três pilares estratégicos:

- Diagnóstico situacional: para identificar lacunas na Rede de Atenção à Saúde relacionadas ao diagnóstico precoce e ao manejo das cardiopatias congênitas, avaliando a adequação das estruturas e processos aos cuidados necessários.

- Elaboração de ações estratégicas: desenvolver iniciativas para aprimorar o diagnóstico e a assistência a crianças com cardiopatias congênitas.

- Ações educacionais: capacitar profissionais de saúde para melhorar as práticas relacionadas ao diagnóstico e tratamento dessas condições.



Assine a Newsletter