Projeto do Hospital Moinhos de Vento lança novos módulos para qualificar comitês de ética em pesquisa

Projeto do Hospital Moinhos de Vento lança novos módulos para qualificar comitês de ética em pesquisa Projeto do Hospital Moinhos de Vento lança novos módulos para qualificar comitês de ética em pesquisa

O papel da ciência é de inegável importância para o desenvolvimento da sociedade. Na área da saúde, a pesquisa exige um cuidado ainda maior quando há o envolvimento de seres humanos, que participam de testes necessários para avaliar a eficácia de medicamentos, vacinas e tratamentos. Para garantir que os critérios éticos sejam cumpridos, esses estudos devem seguir as normas e diretrizes estabelecidas e supervisionadas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão ligado ao Conselho Nacional de Saúde.

Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) são as autoridades locais e a porta de entrada para projetos de pesquisa nesses moldes, buscando garantir o respeito à integridade e dignidade dos participantes. Em todo Brasil, atualmente, existem mais de 800 Comitês ligados a instituições de pesquisa.

Para apoiar as atividades desses Comitês, o Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desenvolve o projeto “Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa que compõem o Sistema CEP/Conep”. O projeto disponibiliza um curso autoinstrucional e gratuito na modalidade Ensino a Distância (EAD), composto por módulos direcionados a pesquisadores e integrantes de Comitês em todo o Brasil.

Três novos módulos estão disponíveis: Submissão e apreciação de protocolos de pesquisa, Documentos obrigatórios em protocolos de pesquisa e Consentimento livre e esclarecido. Cada um tem carga horária de 2 horas e disponibiliza certificado de conclusão ao final de cada módulo. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma de cursos a distância do Hospital Moinhos de Vento, no link edx.hospitalmoinhos.org.br

 



Assine a Newsletter