Projeto Lean nas Emergências reduz superlotação em 42% em 17 hospitais públicos em seis meses

Projeto Lean nas Emergências reduz superlotação em 42% em 17 hospitais públicos em seis meses Projeto Lean nas Emergências reduz superlotação em 42% em 17 hospitais públicos em seis meses

Iniciativa do Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS salvou mais de 8 mil vidas; conduzido pelo Sírio-Libanês até o momento, o projeto foi ampliado e passa a contar com a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital Moinhos de Vento para a 6ª etapa, que atenderá até 160 hospitais públicos/filantrópicos até 2023.

O projeto Lean nas Emergências, realizado no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, e conduzido pelo Hospital Sírio-Libanês, acaba de concluir o 5º Ciclo de atuação em 17 hospitais públicos/filantrópicos localizados em todas as regiões do Brasil. A superlotação dos serviços de urgência e emergência dessas instituições públicas e filantrópicas tiveram uma redução de 42% durante o segundo semestre de 2021, com uma diminuição média de 40% no tempo de passagem do paciente do atendimento de urgência até a alta, e uma redução de 34% no tempo médio de acesso ao leito de internação hospitalar. No total, a iniciativa ainda capacitou mais de 5.000 profissionais de saúde do SUS em treinamentos presenciais ou à distância. 

Até 2023, a previsão é que sejam implementados mais quatro ciclos com a participação dos hospitais Moinhos de Vento e a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. De acordo com Maria Alice Rocha, diretora executiva de Pessoas, Experiência do Cliente, Marketing, Sustentabilidade e Impacto Social da BP, “a adesão das duas instituições ao projeto beneficiará a saúde pública brasileira, prestando assistência para mais de 80 hospitais, no total, até o final do triênio”.

Para Daniela Cristina dos Santos, Consultora Técnica de Projetos de Gestão do Hospital Moinhos de Vento, “enquanto projeto colaborativo, a iniciativa possibilita a ampliação do acesso das instituições pertencentes ao SUS e atuação dos três hospitais de excelência de forma conjunta, agregando ainda mais valor”.

O Projeto Lean nas Emergências teve início em 2017 com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências por meio do uso de ferramentas e tecnologias que se utilizam também da metodologia Lean.

Segundo o Coordenador Médico do Projeto Lean nas Emergências do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Rasível dos Reis Santos Júnior, essa metodologia de gestão, que reúne, além da filosofia Lean, teoria das filas, teoria das restrições, teoria das variabilidades e o Protocolo de Capacidade Plena, os quais vêm ajudando a mitigar os impactos negativos da superlotação nos serviços de urgência e emergência de 125 hospitais públicos e filantrópicos de todo Brasil. O projeto em tela reduz desperdícios de recursos, redesenha processos, segmenta fluxos assistenciais, alinha a demanda com a capacidade do serviço e, com isso, corrobora com a redução de mortes, complicações e sofrimentos evitáveis.  

A superlotação dos serviços de urgência e emergência nos hospitais do SUS é um fator que impacta todo o sistema de saúde. Além de longa espera, a superlotação causa outros problemas, como o aumento da média de permanência do paciente no hospital, desperdício de tempo e recursos, e menor giro de leitos, como explica Marco Saavedra Bravo, Gerente de Projetos do Sírio-Libanês.

Algumas ações simples, que impactam positivamente os hospitais, são a segmentação de fluxo dentro da urgência, definição de tempo de permanência e na tomada de decisão, e também a avaliação de recursos essenciais ao paciente, evitando desperdício de insumos que muitas vezes acontecem. Além disso, o engajamento das equipes dos hospitais é essencial para o sucesso do programa”, afirma.

Desde o início do projeto, em 2018, a iniciativa já passou por 125 hospitais em 25 unidades federativas do Brasil. As instituições participantes do Lean nas Emergências são escolhidas pelo Ministério da Saúde junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e são acompanhadas por um período de seis meses de forma presencial e mais doze meses de forma remota.

Principais resultados do  projeto Lean nas Emergências

Desde o início do projeto, houve uma diminuição média de 42% na superlotação (NEDOCS) – entre esse total, pacientes internados reduziram em 27% o tempo de permanência no hospital e pacientes que passaram por serviços de urgência, que não precisaram ser internados, reduziram em 40%. Com base nesses dados, a estimativa é que o projeto viabilize o aumento de quase 18 mil atendimentos por mês pelo pronto atendimento, evitando mais de 2,2 mil mortes.

Números de destaque do ciclo 5:

 

Números de destaque entre 2017 e 2021*:

Confira a lista completa de hospitais participantes do ciclo 5.

*números referentes à amostra de 97 hospitais.



Assine a Newsletter