Projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) é grande reforço no combate à COVID-19 no SUS

Projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) é grande reforço no combate à COVID-19 no SUS Projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) é grande reforço no combate à COVID-19 no SUS

Conjunto de ações visa a melhoria de processos e otimização de recursos
em tempos de pandemia


Desde 2009, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do PROADI-SUS, contribui com a gestão de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) com o projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP). Entre as ações está a sistematização de processos assistenciais, administrativos e gerenciais, a fim de reduzir os riscos aos pacientes, familiares e colaboradores e promover melhorias à assistência, seguindo os princípios do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde. O resultado até hoje tem sido positivo: desde o seu início, o RHP tem ajudado 56 hospitais públicos e capacitou mais de 1.400 profissionais.


Em tempos de pandemia da COVID-19, a iniciativa está priorizando o suporte para os hospitais do SUS prestarem assistência – com foco em gestão e segurança – aos pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19. As instituições beneficiadas estão concentradas principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, áreas onde o número de casos cresce a cada dia.


As iniciativas contemplam vários setores e processos dos hospitais, como:

- Padronização da equipe de farmácia, fluxo de atendimento, antibiótico e terapia;
- Criação de kits para facilitar a dispensação consciente de materiais e insumos, evitando a contaminação;
- Criação de material para capacitação relacionada ao uso consciente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de medicamentos, de acordo com diretrizes do Ministério da Saúde;
- Otimização de fluxo desde a admissão até manejo com óbito e muito mais.


Por fim, as equipes de saúde que atuam nos hospitais também contam com ajuda à distância, com videoconferências semanais específicas em área multiprofissional com foco no coronavírus.  



Assine a Newsletter