Projeto Saúde em Nossas Mãos ensina como implementar uma ronda da liderança nas UTIs do SUS

Projeto Saúde em Nossas Mãos ensina como implementar uma ronda da liderança nas UTIs do SUS Projeto Saúde em Nossas Mãos ensina como implementar uma ronda da liderança nas UTIs do SUS

Assista ao terceiro vídeo da série

O engajamento da alta liderança de um hospital junto aos colaboradores é essencial para engajamento dos profissionais de saúde e identificação de oportunidades e desafios no dia a dia da instituição. E pensando nisso, o projeto Saúde em Nossas Mãos produziu um material educativo que mostra o passo a passo para implementar rondas de liderança nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do SUS.


Além de engajar a linha de frente do trabalho, a ronda tem o objetivo de escutar as preocupações dos profissionais, remover barreiras para que as equipes consigam fazer plenamente o seu trabalho, identificar novas lideranças, alocar recursos para áreas que apresentam maior risco, e contribuir para construir uma forte cultura de segurança, monitoramento contínuo e trabalho em equipe.


O Saúde em Nossas Mãos é um projeto colaborativo focado na diminuição de três principais tipos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do SUS em todo o Brasil. No contexto da COVID-19, o projeto produziu diversos materiais educativos, e está auxiliando as UTIs a mapear equipamentos, estrutura, insumos e revisão de processos. O projeto está ainda ajudando as UTIs a elaborarem planos de contingência, recomendações para o fluxo de atendimento de emergências e capacitação virtual de profissionais de saúde.

Assista ao vídeo abaixo!




Assine a Newsletter