Vídeo traz depoimentos de pacientes e profissionais impactados pelo PROADI-SUS

Vídeo traz depoimentos de pacientes e profissionais impactados pelo PROADI-SUS Vídeo traz depoimentos de pacientes e profissionais impactados pelo PROADI-SUS

Considerado o maior sistema público de saúde do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por levar, de forma gratuita, acesso à saúde a mais de 190 milhões de brasileiros, sendo que, de acordo com dados do Governo Federal, 80% desse total depende exclusivamente dos serviços públicos para qualquer atendimento médico. O sistema, regido pelos princípios da universalidade, integralidade e igualdade, oferece assistência desde a atenção básica até procedimentos de alta complexidade.

O SUS segue em constante processo de construção. Por isso, são realizados diversos programas que visam fortalecê-lo, como é o caso do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), uma das maiores parcerias entre sistema público e privado da área da saúde no país. Desde sua criação, em 2009, cerca de 547 mil atendimentos foram realizados, com o envolvimento e capacitação de mais de 570 mil profissionais do SUS, o que contribui para o acesso à saúde de qualidade para todos. 

 

PROADI-SUS: Uma aliança pela saúde pública

Por meio de demandas do Ministério da Saúde, os hospitais de excelência que compõem o PROADI-SUS compartilham sua expertise em iniciativas que envolvem a capacitação das equipes de saúde do setor público, gestão e assistência hospitalar. São eles: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

O projeto Cardiofetal Congênito, por exemplo, pretende expandir a assistência às crianças com cardiopatias complexas no SUS e, dessa forma, contribuir para a diminuição da taxa de mortalidade e melhora da qualidade de vida desses pacientes, principalmente em localidades que não contam com instituições habilitadas para esse cuidado. Elisângela dos Santos Inácio, mãe da paciente Vitória Emanuele, comenta sobre a importância do tratamento oferecido à sua filha graças ao PROADI-SUS. 

Eu vejo esse projeto como uma coisa maravilhosa, de Deus mesmo. Eu só tenho a agradecer, porque, se não fosse ele, eu acho que a Vitória ainda não tinha feito essa cirurgia. Eu não sei nem se ela ainda estaria aqui”, diz a mãe. Vitória foi diagnosticada com síndrome de Alagille ao nascer, doença responsável por anomalias no fígado, coração, olhos, face e esqueleto, que leva a uma série de complicações no desenvolvimento físico. A menina necessitava de uma cirurgia cardíaca complexa, realizada de maneira gratuita pelo programa. 

Além de assistência médica, o PROADI-SUS também promove ações de capacitação profissional para boas práticas no cuidado e apoio à gestão de hospitais públicos. É o caso do projeto Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, focado na implementação de diretrizes para reduzir infecções por meio de medidas e segurança do paciente nas instituições públicas. A iniciativa busca diminuir as três principais Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), comumente adquiridas durante o processo de cuidado hospitalar. Durante o último triênio (2018-2020), a iniciativa foi responsável por salvar mais de 2.680 vidas, reduzir em 53% as taxas das principais IRAS e economizar R$ 354 milhões ao SUS. Para Manuela Veiga Dias, gestora de qualidade do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura Socorrão 2, de São Luiz do Maranhão, a passagem do projeto em sua instituição apresentou grande impacto na cultura hospitalar: “O projeto Saúde em Nossas Mãos foi muito transformador na nossa organização. Eu ouso dizer que existe um hospital antes e outro depois desse projeto”, afirma. 

No vídeo abaixo, você poderá conferir depoimentos de pacientes e profissionais que foram impactados por alguns dos mais de 700 projetos já realizados pelo Programa. 

Juntos pelo desenvolvimento da saúde pública no Brasil: Isso é PROADI-SUS!

Link do vídeo: Hospitais PROADI-SUS | Depoimentos - YouTube.

 

Referências: 

  1. Governo Federal: Maior sistema público de saúde do mundo, SUS completa 31 anos — Português (Brasil) (www.gov.br)


Assine a Newsletter