Notícias

Projeto Recomeçar: cuidando da saúde mental em comunidades impactadas pelas enchentes

Projeto Recomeçar: cuidando da saúde mental em comunidades impactadas pelas enchentes

Mais de 2,3 milhões de pessoas foram impactadas pelas enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024. Elas afetaram profundamente cidades e comunidades inteiras. Mas, além dos prejuízos materiais, há um impacto significativo na saúde mental das pessoas atingidas por esse desastre climático.

Olhando para este cenário, o Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, via Proadi-SUS, irá realizar o projeto “Projeto Recomeçar RS: Promovendo a Saúde Mental em Comunidades Atingidas por Enchentes”, com o objetivo de oferecer um programa de apoio em saúde mental para enfrentamento de desastres à população afetada pelas enchentes.

O projeto vai oferecer, através deste programa, sessões individualizadas ou em grupos, conduzidas por facilitadores capacitados para pessoas com sintomas de ansiedade, depressão ou estresse pós-traumático, além de atendimentos a partir de avaliação de demandas. A expectativa é que as ações do projeto contemplem cerca de 4 mil pessoas que, em algum momento, estiveram desalojadas, priorizando aquelas que estiveram em abrigos oficiais ou que fazem parte de grupos em situação de vulnerabilidade.

O projeto também ofertará um curso autoinstrucional, em formato EAD, para capacitar profissionais no cuidado com a saúde mental em contextos de desastre.

Últimas notícias

Três estudos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz foram apresentados no Health Technology Assessment International (HTAi) 2025, um dos principais eventos internacionais de Avaliaç…