Resumo
Diante da escassez de recurso, alta taxa de letalidade por sepse e a superlotação dos leitos na rede pública de saúde, consideramos a necessidade de implementação de boas práticas, adequação de processos assistenciais e fortalecimento da gestão. Portanto, este pretende com sua continuidade utilizar todo o conhecimento e expertise acumulados ao longo desses anos, para ampliar suas ações em instituições públicas pelo país, corroborando para o desenvolvimento da gestão, melhoria de desfechos clínicos, qualificação profissional, otimização dos recursos e capacidade de atendimento oferecendo melhor qualidade aos serviços de saúde.
Introdução
O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos – RHP é uma iniciativa de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). O enfoque está na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, contribuindo, consequentemente, para a padronização de rotina e a redução de riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores do setor.
Dentre os impactos para o SUS destacam-se construções e ou aperfeiçoamento prático em:
Gestão de Indicadores de Processos e Resultados;
Reestruturação do Núcleo de Educação Permanente;
Capacitações nas modalidades a distância no ambiente virtual de aprendizagem (EAD): Curso de Diagnóstico e Elaboração de Plano de Incorporação de Equipamentos Médicos, Sepse e Choque Séptico, Parada Cardiorrespiratória (game);
Capacitações dos serviços em plataforma remota nos temas: FAHOSP, Qualidade e Segurança do Paciente, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Responsabilização, Auditoria Interna, Ferramentas da Qualidade, Gestão por Indicadores, NIR e KANBAN;
Implantação do NIR conforme diretrizes do Manual do Ministério da Saúde;
Implantação e ou Reestruturação do setor de Engenharia Clínica;
Gestão da cadeia medicamentosa;
Núcleo de Segurança do Paciente;
Gerenciamento de Risco de acordo com a taxonomia da Organização Mundial de Saúde (OMS);
Protocolos e rotinas assistenciais padronizados;
Implantação ou reestruturação do sistema de classificação de riscos institucional;
Implantação ou reestruturação do protocolo de sepse;
Implantação ou reestruturação do protocolo de deterioração clínica.
Métodos
Seleção Ciclo 1- Foco Linha de Cuidado do Paciente Cirúrgico
Resultados: 18 hospitais localizados em Mato Grosso do Sul – Campo Grande; Minas Gerais – Belo Horizonte e Montes Claros; Espírito Santo – Vila Velha, Vitória e Serra; Paraíba – Campina Grande, João Pessoa e Patos.
Avaliação Diagnóstica
Módulo de Planejamento
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Módulo de Implantação
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Módulo de Monitoramento
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Avaliação Final
Convite de Expansão Ciclo 2- Pronto Socorro Adulto de Porta Aberta
Resultados: 11 hospitais localizados em Mato Grosso do Sul – Campo Grande; Minas Gerais – Montes Claros; Espírito Santo – Vila Velha, Vitória; Paraíba – Campina Grande, João Pessoa e Patos.
Avaliação Pronto Socorro
Módulo de Planejamento
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Módulo de Implantação
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Módulo de Monitoramento
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Avaliação Final
Resultados
- 4.664 profissionais capacitados - 95% satisfação;
- 566 pacientes desospitalizados - Fortalecimento NIR e articulação Programa Melhor em Casa;
- 17 estudos de Farmacoeconomia com valor estimado de otimização de recursos de R$ 2.530.600,00 (dois milhões, quinhentos e trinta mil e seiscentos reais) sendo 33% dos estudos em Farmácia Clínica (otimização de R$ 402. 072,59), 33% em controle de estoque (otimização de R$ 1.470.176,29) e 9% em controle do uso racional de antimicrobianos (otimização de R$ 658.426,43)
Ciclo 1 - 18 meses
- 18 serviços distribuídos em 04 estados da federação - Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraíba;
- Média de evolução dos serviços participantes: 43% de melhorias nas áreas focais trabalhadas (centro cirúrgico, UTI, enfermaria, farmácia, engenharia clínica);
- 3.470 profissionais participantes nas videoconferências;
- 439 participantes em eventos;
- 202 visitas multidisciplinares;
- 360 desospitalizações pelo Programa Melhor em Casa;
- Apoio para a efetivação do Programa Melhor em Casa no estado do Espírito Santo;
- 100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Núcleo de Segurança do Paciente - Portaria, Regimento, Plano, 06 Metas de Segurança do Paciente;
- 100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Gerenciamento de Risco- Plano, Ficha de notificações, análises de eventos adversos e óbitos;
- 100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Núcleo Interno de Regulação- Portaria, Organograma, Regimento, Fluxo de Admissão e Alta, Articulação com Programa Melhor em Casa;
- 84% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Núcleo de Educação Permanente- Portaria, Regimento, Cronograma;
- 75% dos serviços com implantação e ou reestruturação da Farmácia Clínica na UTI- Plano, Ficha de notificações, análises de eventos adversos e óbitos.
Ciclo 2- 12 meses
- 11 serviços distribuídos em 04 estados da federação - Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraíba;
- Média de evolução dos serviços participantes: 23% de melhorias na área foco trabalhada (pronto socorro porta aberta) e ampliação das melhorias do ciclo 1;
- 100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Núcleo de Segurança do Paciente - Portaria, Regimento, Plano, 06 Metas de Segurança do Paciente;
- 100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Gerenciamento de Risco- Plano, Ficha de notificações, análises de eventos adversos e óbitos;
- 72,7% de taxa de implantação dos documentos normativos e organizacionais do Núclo Interno de Regulação;
- 82% dos processos implantados Núcleo de Educação Permanente- Programa de Integração, Indicadores de Treinamento, Levantamento das necessidades de treinamento (LNT), cronograma anual de treinamento;
- 91% dos serviços com controle de antimicrobianos com foco no Protocolo de Sepse,
- 82% implantação da cadeia medicamentosa;
- 100% de reestruturação do controle de estoque e dispensação de medicamentos de urgência no Pronto Socorro;55% de implantação do plano do parque tecnológico.
- 90% dos serviços com execução de manutenções preventivas e processos gestão de equipamentos implantados.
Equipe
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
| Ana Lucia Aquesta - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Andrea Francisco - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Sâo Paulo, SP |
| Carolinne Ferreira Abrahão - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Cibele Cristina Lustre Paronetto - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Isabelle Lauria Viel - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Lais Marques Coelho e Silva - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Marcilene Jose da Silva - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Mariana de Sousa Lima - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Patricia Santesso Laurino - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Ricardo Mendes de Matos - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Ricardo Reis Osoegawa - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Sara Regina A. Santos - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Tatiana da Silva Francelino - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
| Tatiane Cifuentes - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP |
Ana Paula Neves Marques de Pinho - Diretora Executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswald Cruz
Nídia Cristina Souza - Gerente de Projetos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Carolinne Ferreira Abrahão - Coordenador de Projetos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar - CGAHD/MS
Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência - DAHU/MS
Secretaria de Atenção Especializada à Saúde - SAES/MS