Projetos

Aperfeiçoamento
Aperfeiçoamento Multiprofissional em Cardiopatias Congênitas

Aperfeiçoamento Multiprofissional em Cardiopatias Congênitas

    Resumo

    As malformações do sistema cardiovascular têm alta morbimortalidade e importante impacto na mortalidade infantil. O tratamento precoce das cardiopatias congênitas evita internações por complicações. Há 40 anos o Hospital do Coração atua no Sistema Único de Saúde, oferecendo assistência a fetos e crianças que recebem cuidado especializado, contando com equipe multiprofissional.

    O aperfeiçoamento multiprofissional em cardiopatias congênitas visa à formação colaborativa de profissionais atuantes no contexto de trabalho, respeitando as especificidades de cada área, reconhecendo a necessidade de integração dos diferentes níveis da assistência a fim de favorecer o atendimento das necessidades individuais e coletivas de crianças cardiopatas e suas famílias.

    Sabe-se que 50% dos pacientes com cardiopatias congênitas deveriam ser operados no primeiro ano de vida. No Brasil a defasagem de cirurgias cardíacas infantis é de 65%, sendo o atendimento integral à criança com cardiopatia um dos maiores desafios do sistema de saúde. O aperfeiçoamento dos profissionais de saúde nesta área é primordial para fortalecer a atenção à saúde em cardiopatias congênitas e diminuir a morbimortalidade.

    O Aperfeiçoamento Multiprofissional em Cardiopatias Congênitas pretende aperfeiçoar profissionais de saúde para atuação em equipe multiprofissional no cuidado a cardiopatias congênitas, ampliando capacidades para uma atenção baseada em evidências científicas, humanizada, sistematizada, integral e resolutiva.

    O curso tem como pressuposto a integralidade do cuidado. Seu currículo é baseado na pedagogia da problematização, interdisciplinaridade e educação interprofissional e está estruturado nas seguintes atividades: saberes e práticas em Cardiopatias Congênitas; reflexão da Prática Interprofissional; estudo autodirigido e trabalho de conclusão de curso.

    O público-alvo são equipes multidisciplinares que prestam cuidados a crianças com cardiopatias congênitas em hospitais prioritariamente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

    Este projeto foi aprovado em dezembro de 2018 e envolve a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

    Como resultado espera-se que o egresso do curso adquira conhecimentos, habilidades e atitudes para a prática profissional competente no cuidado a crianças cardiopatas congênitas pautadas nas melhores evidências, no raciocínio crítico-reflexivo, raciocínio epidemiológico e raciocínio estratégico. O cuidado prestado deverá ser orientado pela resolutividade, integralidade, humanização, segurança e trabalho em equipe, comprometido com a qualidade da atenção à saúde da criança cardiopata, com potencial para transformação da realidade.

    O projeto prevê a formação de 48 profissionais de saúde, de 16 hospitais prioritariamente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Tem duração de quatro meses, com 60 horas semanais divididas em 48 horas de atividades práticas e 12 horas de teoria, totalizando 240 horas.
    Introdução

    As anomalias congênitas têm importante impacto na mortalidade infantil, particularmente as malformações do sistema cardiovascular que têm alta morbimortalidade, representando cerca de 40% das malformações. O tratamento precoce das cardiopatias congênitas evita as internações por complicações da doença. Há aproximadamente 40 anos o Hospital do Coração atua na área no âmbito do Sistema Único de Saúde, oferecendo assistência a fetos e crianças encaminhadas pela Central Nacional de Regulação. Gestantes e neonatos recebem cuidado especializado, contando com equipe multiprofissional.

    O aperfeiçoamento multiprofissional em cardiopatias congênitas visa à formação colaborativa e integradora de profissionais da saúde atuantes no contexto de trabalho, respeitando as especificidades de cada área envolvida, reconhecendo a necessidade de integração dos diferentes níveis da assistência no sistema de saúde a fim de favorecer o atendimento das necessidades individuais e coletivas de crianças cardiopatas e suas famílias.

    Sabe-se que 50% dos pacientes com cardiopatias congênitas deveriam ser operados no primeiro ano de vida, onde o tratamento precoce evita substancialmente internações por complicações. No Brasil a defasagem de cirurgias cardíacas infantis é de 65%. O atendimento integral à criança com cardiopatia é um dos maiores desafios do sistema de saúde, onde esta população não obtém tratamento adequado no momento oportuno, pelas dimensões continentais do país e da distribuição geográfica desigual dos centros de referência de cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica. O aperfeiçoamento dos profissionais de saúde nessa área é primordial para fortalecer a atenção à saúde em cardiopatias congênitas e diminuir a morbimortalidade.

    O projeto pretende aperfeiçoar profissionais de saúde para atuação em equipe multiprofissional no cuidado a cardiopatias congênitas, ampliando capacidades para uma atenção baseada em evidências científicas, humanizada, sistematizada, integral e resolutiva.
    Métodos

    O curso tem como pressuposto uma assistência orientada pela integralidade do cuidado, ancorado em princípios do SUS. Seu currículo é baseado na pedagogia da problematização, interdisciplinaridade e educação interprofissional.

    Está estruturado nas seguintes atividades curriculares:

    • Saberes e práticas em Cardiopatias Congênitas (situação problema, simulação realística, aula expositiva dialogada, discussão de casos clínicos);
    • Reflexão da Prática Interprofissional em Cardiopatias Congênitas (práticas em cenários diversificados);
    • Estudo autodirigido e
    • Trabalho de conclusão de curso.


    O público-alvo são equipes multidisciplinares que prestam cuidados a crianças com cardiopatias congênitas em unidades hospitalares oriundas prioritariamente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


    A seleção dos hospitais é baseada nos seguintes critérios:

    • Ser hospital de média e alta complexidade;
    • Ser referência em cardiologia pediátrica;
    • Ser hospital habilitado para cirurgia cardiovascular pediátrica de acordo com a Portaria nº 1.727/2017;
    • Ser hospital de ensino (é desejável);
    • Que formalize adesão ao projeto.


    A seleção das equipes dos hospitais é realizada com a participação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

    Resultados

    Este projeto foi aprovado em dezembro de 2018 e envolve a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

    Como resultado espera-se que o egresso do curso adquira conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma prática profissional competente no cuidado a crianças cardiopatas congênitas pautadas nas melhores evidências, no raciocínio crítico-reflexivo, raciocínio epidemiológico e raciocínio estratégico. O cuidado prestado deverá ser orientado pela resolutividade, integralidade, humanização, segurança do cuidado e trabalho em equipe, comprometido com a qualidade da atenção à saúde da criança cardiopata, com potencial para transformação da realidade.

    O projeto prevê a formação de 48 profissionais de saúde, de 16 hospitais prioritariamente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste divididos em quatro turmas. Tem duração de quatro meses, com 60 horas semanais divididas em 48 horas de atividades práticas e 12 horas de teoria, totalizando 240 horas.

    Equipe
    Hospital Moinhos de Vento
    Equipe
    Maria Eugênia Bresolin Pinto – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre –Lattes 
    Elvira Alicia Aparicio Cordero - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Scheila Mai - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Alice Paul Waquil - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Vitória Silva da Rosa - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Liderança
    Ana Paula Tussi leite - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre –Lattes

    Colaboração
    Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rio de Janeiro, RJ
    Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, Brasília, DF
    Área técnica
    Secretaria de Atenção Primária da Saúde (SAPS)
    Hospital Sírio-Libanês
    Equipe

    Elizabete Martini Akamine – Líder do projeto

    Felipe Eduardo Martins de Andrade – Hospital Sírio Libanês – http://lattes.cnpq.br/4801143694177425

    Alexandre Piassi Passos – Hospital Sírio Libanês – http://lattes.cnpq.br/1659156185326866

    Sibelle Cosme Pedro - Analista informações assistenciais

    Liliane Silva Pereira - Analista de projetos

    Liderança
    Adriana Lara - Gerente do projeto
    Colaboração
    Elvis Alberto Bueno - Financeiro
    Área técnica
    Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

    Secretaria de Atenção à Saúde (SAS)

    Ministério da Saúde
    Hospital Alemão Oswaldo Cruz
    Equipe
    Mastologistas: Dr. Luis Fernando Guimarães Santos Filho, Dr. Marcelo Gennari e Dr. Rafaela Cecílio Sahium de Almeida.
    Equipe de Cirurgiões Aparelho Digestivo: Dr. Ricardo Cohen, Dr. Fernando Pecky, Dr. José Carlos Pinheiro Filho, Dr. Sérgio Roll, Dr. Nelson Liboni, Dr. Rodrigo Vincenzi e Dr. Bernardo Ketzer;
    Equipe de Cirurgiões Urologia/ Robótica: Dr. Carlo Passerotti 
    Equipe de Cirurgiões Ortopedista: Dr. João Paulo Mazotti, Dr. Gabriel Pecchia, Dr. Emerson Honda, Dr. Daniel Daniachi, Dr. Luís Carlos Angelini;
    Equipe de Cirurgiões Ginecologia Robótica: Dr. José Carlos Kandelamnn, Dr. Kazuya Yamashiro.
    Liderança
    Ana Paula Marques de Pinho
    Colaboração
    MS Campos Radiologia
    STEI Radiologia
    Área técnica
    Secretaria Municipal de Saúde
    Hcor
    Equipe

    Claudia Satiko Takemura Matsuba - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP- http://lattes.cnpq.br/7055171042618504


    Cynthia Helena Merlin - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP – http://lattes.cnpq.br/7659040257112544
    Liderança

    Bernardete Weber - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP –  http://lattes.cnpq.br/0961819677749530

    Colaboração

    Consultoria pedagógica:

    Marilda Siriani de Oliveira - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/9577302545049118  

    Área técnica
    Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / Ministério da Saúde (SGTES/MS)
    Einstein Hospital Israelita
    Equipe

    Desenvolvido pelo departamento de Serviço Social do Hospital Albert Einstein em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

    Colaboração
    Escritório PROADI-SUS.
    Área técnica
    Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

    Indicadores

    Profissionais capacitados 0
    Profissionais envolvidos em pesquisa 0
    Participantes envolvidos em pesquisa 0
    Profissionais envolvidos em projetos de gestão 0
    Profissionais-projeto envolvidos em ATS 0
    Quantidade de atendimentos planejados 0
    Quantidade de atendimentos realizados 0

    Abrangência

    Nenhuma instituição encontrada para este projeto.