Projetos

Qualificação Residência Multiprofissional
Fortalecimento da Política Nacional de Atenção Básica através da qualificação dos programas de residência multiprofissional

Fortalecimento da Política Nacional de Atenção Básica através da qualificação dos programas de residência multiprofissional

    Resumo
    As Residências Multiprofissionais em Saúde são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem diversas profissões da área da saúde. Trata-se de uma cooperação entre os Ministérios da Saúde e da Educação concebida para favorecer a inserção qualificada de profissionais da saúde no SUS, tendo como objetivo a educação voltada para a transformação da realidade.

    Apesar da expansão dos programas, permanece no país a existência de vazios assistenciais ocasionado, entre outros motivos, por vagas não disponibilizadas devido a dificuldades enfrentadas pelas instituições proponentes de programas, desde a construção de projetos pedagógicos até a estruturação do programa.

    Este projeto pretende apoiar o Ministério da Saúde no mapeamento da situação dos Programas Residência Multiprofissional, identificando os nós críticos que dificultam a expansão e o alcance das metas, e ofertando apoio pedagógico aos programas que tiverem esta necessidade identificada.

    Quatro macroações serão desenvolvidas neste projeto:

    1) Mapeamento dos Programas de Residências em Área Profissional da Saúde no país.

    2) Apoio pedagógico às instituições proponentes dos Programas de Residência, por meio de Ambiente Virtual de Apoio Pedagógico e Educação Permanente – AVAEP.

    3) Construção de uma rede de apoio entre os programas das diferentes regiões do país, por meio de AVAEP, um espaço de compartilhamento de vivências.

    4) Elaboração do Manual de Apoio às Instituições Proponentes de Novos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde.

    Projeto aprovado em dezembro de 2018, e envolve o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Espera-se como resultado deste projeto impactar os os programas de Residência Multiprofissionais em Saúde, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde, tornando-os qualificados, munidos de processos, estratégias e ferramentas pedagógicas; com potencial para expansão ou aumento e otimização de vagas; e articulados ente si e a Rede de Atenção à Saúde nas diferentes regiões do país.
    Introdução
    As Residências Multiprofissionais em Saúde são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem diversas profissões da área da saúde. Trata-se de uma cooperação entre os Ministérios da Saúde e da Educação concebida para favorecer a inserção qualificada de profissionais da saúde no SUS, tendo como objetivo a educação voltada para a transformação da realidade. Esta estratégia de formação reconhece o mundo do trabalho como espaço produtor de saberes, pelo desenvolvimento de melhores práticas e pela formação de profissionais no contexto real dos serviços de saúde, o que potencializa a aprendizagem e acelera o desenvolvimento de competência profissional. Além disto, esta estratégia aproxima a produção de novos conhecimentos e a formação de profissionais às necessidades de saúde das pessoas e de organização do sistema de saúde.

    Apesar da expansão dos programas, permanece no país a existência de vazios assistenciais ocasionado, entre outros motivos, por vagas não disponibilizadas devido a dificuldades enfrentadas pelas instituições proponentes de programas, desde a construção de projetos pedagógicos até a estruturação do programa. O fortalecimento do SUS, por meio da formação de profissionais na modalidade residência, é o principal compromisso social deste projeto. Esse compromisso está orientado na construção de uma consciência crítica dos trabalhadores do SUS em relação à necessidade de melhoria das práticas de saúde, no que se refere à organização do sistema de saúde para o enfrentamento da complexidade do quadro epidemiológico, socioeconômico e cultural da população brasileira.

    Este projeto pretende apoiar o Ministério da Saúde no mapeamento da situação dos Programas Residência Multiprofissional, identificando as dificuldades na expansão e no alcance das metas, e ofertando apoio pedagógico aos programas que tiverem esta necessidade identificada.
    Métodos

    Quatro macroações serão desenvolvidas neste projeto:

    1) Mapeamento dos Programas de Residências em Área Profissional da Saúde no país:

    - avaliação normativa dos projetos pedagógicos dos programas, utilizando o referencial de currículo de Sacristán e as diretrizes do Ministério da Educação;

    - construção e aplicação de um instrumento, a fim de identificar os macroproblemas enfrentados pelas instituições proponentes de programas;

    - realização de grupo focal e visita técnica para uma amostragem dos programas cuja avaliação foi satisfatória e para uma amostragem para os que precisam melhorar/insatisfatórios. A técnica do “grupo focal” tem o potencial de captar a visão do processo na perspectiva dos diferentes atores que mais diretamente acompanham o programa de residência.

    2) Apoio pedagógico efetivo e resolutivo às instituições proponentes dos Programas de Residência. Serão utilizadas duas estratégias:

    - Consultoria realizada por especialista com expertise na temática “residência em área profissional da saúde”, por meio de Ambiente Virtual de Apoio Pedagógico e Educação Permanente – AVAEP, onde serão disponibilizadas tecnologias com potencial para um apoio resolutivo como bibliografias, vídeos, fóruns, entre outros.

    - Videoconferências com os especialistas segundo dimensões do currículo em processo (planejado, desenvolvido e avaliado) para os programas com necessidades singulares afins.

    3) Promoção da interlocução dos Programas de Residência com a Rede de Atenção a Saúde e entre eles, por meio de AVAEP, um espaço de compartilhamento de vivências, visando a construção de uma rede de apoio e matriciamento entre os programas das diferentes regiões do país.

    4) Elaboração do Manual de Apoio às Instituições Proponentes de Novos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. O Manual fará um convite para adesão à Política de Formação Pós-Graduada, modalidade residência, e orientará o passo a passo do processo de implantação.
    Resultados

    Projeto aprovado em dezembro de 2018, e envolve o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Espera-se como resultado deste projeto impactar os os programas de Residência Multiprofissionais em Saúde, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde, tornando-os qualificados, munidos de processos, estratégias e ferramentas pedagógicas; com potencial para expansão ou aumento e otimização de vagas; e articulados ente si e a Rede de Atenção à Saúde nas diferentes regiões do país.

    Em médio prazo, se pretende disseminar as metodologias ativas como uma ferramenta de educação que possibilita a ampliação das capacidades dos residentes de negociação, busca por evidências científicas, além do desenvolvimento dos raciocínios clínico-epidemiológico, crítico-reflexivo e estratégico-situacional, aplicado às situações-problema do cotidiano de trabalho e da formação em saúde.

    Em longo prazo, espera-se contribuir com mudança na formação de profissionais de saúde, na cultura das organizações de saúde, principalmente quanto à relevância de ordenar a formação de profissionais de saúde, orientada às necessidades do Sistema Único de Saúde, que busca promover a ênfase na promoção, preservação e recuperação da saúde, com a consideração de questões subjetivas e histórico-sociais, numa perspectiva interdisciplinar, que atenda às necessidades de saúde das pessoas e da população, em suas singularidades, considerando o perfil epidemiológico e o modo de viver a vida das pessoas e da comunidade.
    Equipe
    Hospital Moinhos de Vento
    Equipe
    Maria Eugênia Bresolin Pinto – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre –Lattes 
    Elvira Alicia Aparicio Cordero - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Scheila Mai - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Alice Paul Waquil - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Vitória Silva da Rosa - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Liderança
    Ana Paula Tussi leite - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre –Lattes

    Colaboração
    Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rio de Janeiro, RJ
    Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, Brasília, DF
    Área técnica
    Secretaria de Atenção Primária da Saúde (SAPS)
    Hospital Sírio-Libanês
    Equipe

    Elizabete Martini Akamine – Líder do projeto

    Felipe Eduardo Martins de Andrade – Hospital Sírio Libanês – http://lattes.cnpq.br/4801143694177425

    Alexandre Piassi Passos – Hospital Sírio Libanês – http://lattes.cnpq.br/1659156185326866

    Sibelle Cosme Pedro - Analista informações assistenciais

    Liliane Silva Pereira - Analista de projetos

    Liderança
    Adriana Lara - Gerente do projeto
    Colaboração
    Elvis Alberto Bueno - Financeiro
    Área técnica
    Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

    Secretaria de Atenção à Saúde (SAS)

    Ministério da Saúde
    Hospital Alemão Oswaldo Cruz
    Equipe
    Mastologistas: Dr. Luis Fernando Guimarães Santos Filho, Dr. Marcelo Gennari e Dr. Rafaela Cecílio Sahium de Almeida.
    Equipe de Cirurgiões Aparelho Digestivo: Dr. Ricardo Cohen, Dr. Fernando Pecky, Dr. José Carlos Pinheiro Filho, Dr. Sérgio Roll, Dr. Nelson Liboni, Dr. Rodrigo Vincenzi e Dr. Bernardo Ketzer;
    Equipe de Cirurgiões Urologia/ Robótica: Dr. Carlo Passerotti 
    Equipe de Cirurgiões Ortopedista: Dr. João Paulo Mazotti, Dr. Gabriel Pecchia, Dr. Emerson Honda, Dr. Daniel Daniachi, Dr. Luís Carlos Angelini;
    Equipe de Cirurgiões Ginecologia Robótica: Dr. José Carlos Kandelamnn, Dr. Kazuya Yamashiro.
    Liderança
    Ana Paula Marques de Pinho
    Colaboração
    MS Campos Radiologia
    STEI Radiologia
    Área técnica
    Secretaria Municipal de Saúde
    Hcor
    Equipe

    Cynthia Helena Merlin - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP,  http://lattes.cnpq.br/7659040257112544


    Flávia Saraiva Leão Fernandes - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/4532319203997720
    Liderança
    Bernadete Weber - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/0961819677749530
    Colaboração

    Consultoria pedagógica:

    Marilda Siriani de Oliveira - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/9577302545049118

    Área técnica
    Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / Ministério da Saúde (SGTES/MS)
    Einstein Hospital Israelita
    Equipe

    Desenvolvido pelo departamento de Serviço Social do Hospital Albert Einstein em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

    Colaboração
    Escritório PROADI-SUS.
    Área técnica
    Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

    Indicadores

    Profissionais capacitados 0
    Profissionais envolvidos em pesquisa 0
    Participantes envolvidos em pesquisa 0
    Profissionais envolvidos em projetos de gestão 0
    Profissionais-projeto envolvidos em ATS 0
    Quantidade de atendimentos planejados 0
    Quantidade de atendimentos realizados 0

    Abrangência

    Nenhuma instituição encontrada para este projeto.